Geral
Bebês do Berçário I da Escola Jardim da Alegria têm vivenciado novas descobertas
Dois Irmãos – O Projeto “Barulhar” surgiu a partir das investigações, curiosidade e interesse das crianças pelos sons, no Berçário I da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim da Alegria, do Bairro Travessão.
As professoras, Melissa Prates e Tamires Käefer, e as monitoras, Tânia Mello e Jaqueline Thomas, contam que observaram que as crianças se interessavam pela música do cotidiano, prestavam atenção no barulho da panela de pressão que vinha da cozinha, do motor dos carros que vinham da rua, no som que a chuva fazia ao bater no telhado da escola, também notaram que faziam investigações a cerca de barulhos que certos brinquedos produziam, como brincar com o balão “barulhando” o mesmo, explorar sucatas batendo umas nas outras, amassar o papel celofane de dentro dos livros só para escutar o seu som, sem contar a “festa” que faziam ao escutar músicas, tanto em Cds como cantadas pelas professoras.
Segundo as educadoras, a partir da música a criança torna-se sensível e receptiva aos sons, Promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela, apreciando criativamente os sons que estão em volta dela. Na Educação Infantil é fundamental que as crianças se movimentem para cantar, pois gostar de escutar é viver, sentir, barulhar. A música passa pelo corpo.
Leia mais:
Vândalos destroem pisos em posto de saúde de Estância Velha
Prefeitura vai asfaltar mais de 10 ruas. Alguns moradores comemoram, outros nem tanto…
Não me perguntem por que, porque não sei