Conecte-se conosco

Destaques

Bombeiros de Ivoti dão dicas para evitar incêndios domésticos

21/09/2018 - 19h47min

Atualizada em 21/09/2018 - 19h54min

Ivoti – No mês de setembro, o Corpo de Bombeiros Misto de Ivoti, atendeu várias ocorrências de possíveis incêndios, mas que ao chegar no local, era constatado que eram panelas esquecidas no fogo. Felizmente, nos casos citados como exemplo, não passaram de fumaça. Segundo a corporação, incêndios domésticos por descuidos são muito comuns, podendo causar prejuízos, em alguns casos até bem mais graves do que apenas materiais, como queimaduras dos mais variados graus ou até óbitos.

Para evitar tudo isso, a sargento Deise de Oliveira Teca, do 6º Pelotão de Bombeiros de Ivoti, orienta que panelas em cima do fogão devem ficar sempre com os cabos virados para dentro. “É importante não deixar nada no fogo quando se sai de casa, mesmo se o local for próximo e a pessoa não vá demorar”, explicou. A sargento também comenta que panelas possuem partes plásticas, que podem derreter e com isso, liberar substâncias tóxicas. “Alguns forros de casas também são feitos de PVC, e caso um incêndio comece, podem derreter e liberar essas substâncias provenientes do plástico”, detalhou.
Chaminés que não são higienizadas há algum tempo também podem causar incêndios, já que a gordura acumulada pode entrar em combustão.

Outro fator muito comum é o dos aquecedores portáteis serem utilizados para a secagem de peças de roupas ou perto de móveis com espuma. “Sofás possuem espuma em seu interior e isso pode queimar caso um aquecedor esteja muito perto. Roupa nenhuma deve ser colocada em cima também”, frisou.

Em situações como a falta de energia elétrica, também podem gerar incêndios. “Existem incêndios ocasionados por velas esquecidas acesas, que ao serem consumidas completamente, ficam com o pavio exposto. Outras situações, como lâmpadas a óleo que caem e quebram, também já iniciaram incêndios em residências”, alertou.

Por fim, a sargento lembra que os bombeiros devem ser chamados sempre que houver a suspeita de fogo. E que ninguém deve se arriscar na tentativa de salvar alguém ou alguma coisa. “Não se deve bancar o herói porque muitas vezes a fumaça pode ser tóxica e a pessoa morre asfixiada. Os bombeiros possuem equipamentos e treinamento adequado para atender esse tipo de ocorrência”, enfatizou.

Leia também:

Teatro da Cia do Riso movimentou estudantes em Linha Nova

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.