Geral
Borba completa dois anos à frente da DP de Dois Irmãos com 61 prisões e 76% dos casos elucidados
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Nesta semana o delegado Felipe Borba completa dois anos como titular da Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos. Junto ao trabalho de toda equipe somam-se 61 prisões, sendo 27 no primeiro e 34 no segundo período, com destaque para o índice de elucidação que está no patamar de 76%.
“Lembro de ter mencionado, no ano passado, que estava no ápice da satisfação profissional, e sigo assim”, afirma Borba. “Sempre faço questão de enfatizar que a prisão não costuma – e entendo que nem deva ser – uma meta do nosso órgão, mas inegavelmente acaba traduzindo a eficiência de certos trabalhos policiais”.
O delegado avalia que o principal número é o da elucidação, ou seja, dos inquéritos policiais que são encerrados com o respectivo esclarecimento, que está em torno de 76%, acima da média estipulada pela Polícia Civil, de 60%.
EMPENHO E COMPROMETIMENTO
O delegado reforça que, apesar da alteração nesses dois anos no quadro de policiais (cinco substituições), estão seguindo com uma equipe extremamente capaz, empenhada e comprometida com os resultados apresentados. “A eles, meu especial agradecimento”.
Borba lembra das parcerias no município, da Prefeitura, seus órgãos e do Consepro que, em conjunto com o apoio de comerciantes e empresários, permitem que sigam almejando e concretizando melhorias e avanços. “A título de exemplo, reformamos a fachada, instalamos o Núcleo de Mediações, inauguramos a Sala das Margaridas, angariamos camionete com blindagem, ampliamos a central de monitoramento por câmeras, realizamos manutenção de viaturas”, cita.
Relacionamento com a BM, Judiciário e MP
Dentre as razões da sua satisfação, o delegado caracteriza como excelente o relacionamento com a Brigada Militar, Poder Judiciário e Ministério Público. “Diversos casos foram esclarecidos, com o indiciamento e a prisão dos responsáveis, graças a informações repassadas pela BM e à agilidade com que o MP e o Poder Judiciário analisaram nossos procedimentos e representações. Sabendo que ninguém faz nada sozinho, ainda mais em relação ao fenômeno da criminalidade, repleto de complexidades, tenho bastante clareza sobre a diferença que faz o fato de Dois Irmãos estar muito “bem servido” de instituições públicas”.
3ª Classe
Em julho deste ano, Borba esteve entre os seis delegados do Rio Grande do Sul a ser promovido por merecimento à 3ª Classe, que é a penúltima na carreira.”Tornando ainda mais especial este momento profissional”.
Um trabalho em conjunto com a comunidade
Borba avalia que a Delegacia está executando bem o trabalho lhes atribuído, priorizando investigações sobre crimes patrimoniais, tráfico de drogas e violência doméstica e familiar contra a mulher. “Nos crimes de menor gravidade, temos aplicado o sistema de mediação de conflitos, que estão surtindo ótimos resultados na restauração das relações entre vizinhos, familiares e colegas de trabalho, evitando a reiteração de pequenos delitos”.
O delegado renovou o pedido, sempre importante direcionado à comunidade, frisando que esta deve ter a convicção de que a participação da sociedade é fundamental para potencializar a eficiência da Polícia. “Sem informações, a tarefa de investigação é dificultada, devendo ser interesse de todos que a Polícia Civil tenha as melhores condições de trabalho. Qualquer denúncia, qualquer registro de ocorrência, qualquer informação, ainda que em torno de uma mera suspeita da prática criminosa, é sempre útil para nós”.