Destaques

Borrachudos tomam conta de Santa Maria do Herval

28/03/2021 - 14h35min

Atualizada em 28/03/2021 - 14h53min

Morador da localidade de Padre Eterno Baixo enviou uma foto na tarde de sábado, 27, após cortar a sua grama.

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Nas últimas semanas têm aumentado drasticamente o relato de borrachudos no município. O problema acontece em todo o território, sendo mais grave nas localidades do interior onde as pessoas vivem perto de rios e córregos. Agricultores, que precisam trabalhar ao ar livre, estão sendo os mais prejudicados ainda mais nos dias quentes onde exercem suas funções com roupas mais curtas e, portanto, pernas e braços ficam totalmente expostos. Todos os moradores estão sofrendo com a situação.

A situação é pauta na Câmara já desde o ano passado. Recentemente, foi anunciado pela secretária da Saúde, Tânia Vier Alles, que somente uma pessoa está aplicando do BTI em todo o município. Haviam dois funcionários exercendo a função mas, um venceu o contrato não houve interesse por parte dos que prestaram concurso público em repor a vaga.

Nessa semana, o vereador Leandro Lechner Kich (PSB), propôs uma parceria entre o Poder Público e a comunidade para aplicar o BTI nas comunidades. A ideia, segundo o vereador, é que o produto seja fornecido pelo município e voluntários se disponibilizariam à aplicá-lo nas suas localidades.

Na sexta-feira, 26, o presidente Diego Lechner convocou uma reunião para tratar do problema. Ela foi realizada de maneira híbrida e participaram membros do Legislativo, Executivo, Emater, Sindicato Rural, Secretaria da Agricultura e a Secretaria de Saúde.

Participaram da reunião o presidente da Câmara Diego, vereadores Felix, Leandro, Paulo, Tarcísio, Orlando e Rúbia; prefeita Mara; Xarles da Emater; presidente do Sindicato Rural, Fábio; da Secretaria de Saúde, Tânia, Juliana e Ronaldo;e da Agricultura, Juliana.

A reunião foi para explicar o procedimento de como é feito a atual a aplicação do BTI no combate ao borrachudo. “Após análise e sabendo do pouco efeito do trabalho realizado atualmente, foi decidido que o funcionário Ronaldo Nunes ajudará numa força tarefa na aplicação e monitoramento”, disse Diego.

Um trabalho conjunto será feito entre o Legislativo, Emater, Secretaria da Saúde, Agricultura e Executivo para um levantamento de açudes no município e na conscientização da população para amenizar a proliferação do borrachudo. Será lançado uma cartilha e também treinamento de aplicação do BTI para que, futuramente, cada proprietário possa fazer a própria aplicação.

Sair da versão mobile