Geral
Brigada Militar forma 900 estudantes no Proerd em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) encerrou mais um ciclo de atividades em Dois Irmãos, consolidando um dos anos de maior alcance do projeto no município. No segundo semestre, 18 turmas participaram das aulas, totalizando mais de 400 alunos do 5º ano — o que representa 100% dos estudantes das redes estadual, municipal e particular. As atividades foram conduzidas pelos instrutores sargento Neves e soldado Razeira.
No primeiro semestre, o Proerd já havia formado as turmas do 3º ano, ampliando o impacto das ações educativas. Com isso, Dois Irmãos fecha 2025 com 900 crianças formadas, resultado de um trabalho conjunto entre Brigada Militar, escolas e Prefeitura de Dois Irmãos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEDI), que mantém parceria direta na realização das atividades e no acompanhamento pedagógico junto às instituições de ensino.
O currículo do Proerd utiliza abordagens baseadas em habilidades socioemocionais, estimulando os jovens a controlarem impulsos, refletirem sobre riscos e consequências e fazerem escolhas mais responsáveis. A proposta é que, ao desenvolver a capacidade de tomar decisões seguras e conscientes, os estudantes estejam preparados para fazer escolhas saudáveis não apenas em relação ao uso de drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas.
Ao serem orientados para se tornarem cidadãos responsáveis, os jovens passam a conduzir suas rotinas de forma mais produtiva, segura e livre de drogas. A visão do programa destaca que crianças e adolescentes que aprendem a refletir sobre diferentes situações tornam-se capazes de agir de modo menos impulsivo, comunicar-se melhor, construir relações saudáveis e alcançar maior sucesso em todas as áreas da vida.
A comunidade está convidada a prestigiar a cerimônia de formatura do Proerd, que acontecerá nesta quinta-feira, 11, às 20h, no Largo Felippe Seger Sobrinho, na Rua São José, no Centro de Dois Irmãos. O encontro marca a celebração do esforço dos alunos e do trabalho conjunto entre escolas, famílias, Brigada Militar e poder público municipal.
