Destaques
Brigada Militar prende, em Novo Hamburgo, autor de furtos em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos/Novo Hamburgo – Na tarde de hoje, 13, por volta das 15h30, um PM de Dois Irmãos que estava de folga prendeu um bandido de 33 anos suspeito de ter cometido diversos furtos entre a madrugada e início da manhã desta segunda-feira na cidade.
Ele foi detido em via pública na rua 1º Março com a rua Minuano, no bairro Liberdade, em Novo Hamburgo. Com apoio da Brigada Militar da cidade o sujeito foi deslocado até a Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos, onde foi ouvido.
Até às 18h não havia nada concluso quanto à autuação. Como não foi pego com nenhum item oriundo dos delitos, e horas depois dos fatos, o flagrante não seria possível. Mas, de acordo com o Delegado Felipe Borba, buscava se efetivar uma decretação de prisão preventiva, já que não restam dúvidas quanto à participação dele nos delitos – gravações mostram a ação do ladrão.
Passava pelas ruas e entrava nas propriedades
A princípio ele confessou o furto de bicicleta no Moinho Velho, à qual disse ter vendido por R$ 80. Mas há ao menos outros três furtos sobre os quais recaem suspeitas ao indivíduo. Um deles teria sido cometido às 4h30 na rua Alberto Rübenich, no bairro Vila Rosa, onde um estabelecimento foi arrombado sendo subtraído um celular e dinheiro; o aparelho foi encontrado pelos donos, a poucos metros do local.
Depois disso, outros dois crimes foram registrados no Moinho Velho. Por volta das 5h30 invadiu o pátio de uma residência, furtado um notebook e um casaco que estavam dentro de um carro.
Ele seguiu adiante e, na rua Adão Hack, por volta das 6h, pulou uma cerca e furtou uma bicicleta (à qual supostamente confessou). Câmeras flagraram toda a ação.
Entretanto, ao chegar no local deste último delito estava com uma bicicleta menor, oriunda de outro furto cometido na Alberto Rübenich, também no Vila Rosa. Ele abandonou a menor e seguiu com a maior. Ela foi recolhida pela Polícia Civil e restituída ao dono, um menino, que ficou feliz ao recebê-la de volta.
Ele tinha até feito um desenho, onde se mostrava triste por ter perdido sua bike. O desenho foi de presente para o policial que a devolveu.
Várias passagens por furto
O sujeito é morador de Novo Hamburgo, do bairro Vila Nova. Têm diversas passagens pela polícia por furto e estava detido, respondendo pelos crimes, entrando em liberdade há cerca um mês. Informações indicam que ele comete os crimes para poder sustentar seus vícios em entorpecentes.
Agia onde via “oportunidades”
“Era 5h30 da manhã e minha vizinha da frente começou a me ligar. Mas eu não estava atendendo, era muito cedo ainda. Depois minha namorada ligou também, achei estranho e atendi. Ela disse que tinha alguém dentro de casa, que estava assaltando. Quando disse isso fui correndo para a garagem para ver se tinha alguém, mas não estava mais lá”, relatou o morador de onde levaram o notebook e um casaco, que era da sua irmã.
Eles chegaram a ir atrás mas não tinham imagens que poderiam confirmar quem era o ladrão de fato. Encontraram um sujeito perto de um posto na Av. João Klauck, mexendo numa lixeira, com a bicicleta menor; questionaram ele, porém, não tinham como comprovar que era o autor do delito. Foram para casa e, só então, viram as imagens. Foram atrás mas não o localizaram mais.
As imagens das câmeras de monitoramento deixam claro que o ladrão agia onde via “oportunidades”. Desta forma, órgãos de segurança solicitam que as pessoas tenham atenção pois, ainda mais nesta época do ano, delitos como furtos, roubos e estelionatos costumam aumentar.
Qualquer informação de anormalidade deve ser comunicada imediatamente para a Brigada Militar pelo 190 e, também, para a Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone 51–3564-1190 ou via whats, pelo número 51- 98543-7318 – inclusive de forma anônima.