Geral
Cães e gatos de Nova Petrópolis poderão ser microchipados
Nova Petrópolis – Os vereadores aprovaram na terça-feira, 16, o Projeto de Lei da Prefeitura que autoria a esterilização e microchipagem de cães e gatos. O objetivo é garantir o bem-estar animal, prevenir a transmissão de zoonoses e conscientizar a população em relação à guarda responsável.
A matéria legislativa altera parcialmente a Lei Municipal nº 4.991, que institui o Programa de Esterilização de Caninos e Felinos como Método Oficial de Controle Populacional e de Zoonoses no âmbito do Município de Nova Petrópolis.
De acordo com a Administração, as alterações buscam reduzir o crescimento descontrolado, estimulando e conscientizando a população em relação à guarda responsável. O Poder Público destaca a necessidade de implementação de ações que fomentem o monitoramento, o controle e a redução do número de animais de rua.
Ações
Entre os mecanismos que a Prefeitura buscou para minimizar essas adversidades, estão: levantamento populacional de cães e gatos obtido por meio da microchipagem; conscientização da comunidade, por meio de; redução dos casos de abandono e crueldade; redução de acidentes de trânsito envolvendo animais.
Ainda segundo a Prefeitura, a implantação do microchip garantirá melhor controle da população de animais de zoonoses e proporcionará maior segurança à população, evitando furtos e possibilitando a identificação de animais fugitivos, bem como aqueles abandonados. A partir da microchipagem, a secretaria de Saúde e a de Meio Ambiente terão um cadastramento de animais, assim como os dados dos tutores.
Prioridade para as fêmeas
O programa prioriza a esterilização e microchipagem das fêmeas, mas sem desatender os cães e gatos. Não há limite máximo de animais por família a serem contemplados pelo programa, devendo ser observada a disponibilidade orçamentária anual. No entanto, a alteração visa tutores de baixa renda, além dos animais comunitários e dos que se encontram sob a tutela de Ongs.