Conecte-se conosco

Geral

Calor intenso, atenção redobrada

31/01/2019 - 09h32min

Atualizada em 31/01/2019 - 15h49min

Região – O color intenso desta semana está fazendo os gaúchos sofrerem. Na região da Encosta da Serra, os termômetros chegaram a marcar 39 e 40 graus na tarde de quarta-feira, dia 30. Em Ivoti, os moradores utilizaram diversos artifícios para suportar o calor intenso: sombrinhas, água, óculos de sol e muito protetor solar.

A recomendação de especialistas é não ficar muito tempo em contato com a luz solar. No uso do ar-condicionado, a temperatura deve permanecer entre 22º e 23º graus. O frio excessivo também não é adequado porque pode resultar em choque térmico.

Reflexos no interior

A alta temperatura também se refletiu no interior. Na estrada que liga São José do Hortêncio com Linha Nova, foi possível ver algumas roças de milho completamente torradas pelo sol à beira do caminho.

Até o gado se refugiou na sombra ou nos locais onde tem água para se refrescar. Na Sociedade Linha Nova, quem estacionou seu veículo procurou uma árvore para deixar o veículo.

Cuidados com a saúde

Com as altas temperaturas, as pessoas precisam tomar cuidado com a alimentação. A enfermeira Priscila de Quadros citou alguns alimentos que, se não estiverem bem conservados, podem prejudicar a saúde: maionese e salsichão. “É importante ingerir dois litros de água por dia. Isso não inclui chimarrão e refrigerante”, contou ela.

PELE – A enfermeira relatou que em Ivoti, há um grande número de pessoas com câncer de pele. Ela comentou que com as temperaturas mais altas, é necessário o uso do protetor solar. “Tanto na sombra, quanto no sol”, falou.

MAIS VIDA – O pronto atendimento de Ivoti tem recebido pacientes com problemas de indigestão alimentar e pressão baixa, por conta do calor. “A criança é a que mais se desidrata rapidamente e por isso é logo atendida”, disse.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.