Geral

Câmara aprova reajuste de 11,2% no salário dos funcionários públicos

02/08/2022 - 10h41min

Funcionários públicos vão ganhar 11,2% de aumento (Créditos: Gian Wagner)

Josué Drechsler, do MDB, foi o único que optou por não votar a pauta

Nova Petrópolis | Por: Gian Wagner – gian@odiario.net

A Câmara de Vereadores aprovou na última sessão do mês de julho o aumento de 11,2% no salário dos funcionários públicos do município. Apenas o vereador do MDB, Josué Drechsler, preferiu não votar.
A Prefeitura explica que o que motivou o projeto de aumento no salário dos funcionários é a inflação, e que o reajuste concedido por lei em dezembro de 2021, teria apenas diminuído os impactos causados pela inflação acumulada. A Prefeitura ressalta ainda que antes da revisão salarial de dezembro passado, a última revisão concedida aos funcionários teria acontecido em abril de 2019, que, de sua vez, repôs a inflação apurada até março daquele ano. “Daquela data até abril deste ano a inflação acumulada atingiu 23,28%, ao passo que, como colocado acima, a última revisão geral anual concedida foi de 12%”, diz o texto. Aprovado, o reajuste retroagirá (passa a valer de forma retroativa) a 1º de julho deste ano.

ARRECADAÇÃO ATINGIDA

Ainda justificando o projeto, a Prefeitura diz que a arrecadação atingiu o previsto para o exercício e, também, considerando que na vigência da Lei de Enfrentamento à Pandemia não foi possível conceder-se qualquer tipo de recomposição salarial aos servidores, a Prefeitura compreendeu ser viável fazê-lo agora.

Magistério
Em fevereiro o Ministério da Educação reajustou o piso salarial do magistério, que foi fixado no percentual de 33,24%, alçando-o ao valor de R$ 3.845,63 para os profissionais do magistério com carga horária de 40 horas semanais. A Prefeitura explica que o reajuste proposto no projeto aprovado permitirá que todos os profissionais do magistério local, que tem carga horária semanal de 22 horas, recebem o valor proporcional ao piso nacional fixado para a categoria.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário