Conecte-se conosco

Destaques

Câmbio mobiliza Terceira Idade em São José do Hortêncio

29/05/2019 - 14h30min

Atualizada em 31/05/2019 - 13h39min

São José do Hortêncio – Para muitos, a Terceira Idade é sinônimo de aposentadoria, uma vida pacata e cuidados redobrados com a saúde. Neste contexto, o esforço físico deve ser moderado, percebendo que a ação do tempo tem contribuição substancial em um corpo mais fragilizado, que não terá mais a mesma mobilidade e energia de antigamente.

Estas supostas leis são desafiadas semanalmente por um grupo de idosos em Hortêncio, que em todas as terças-feiras se reúne no Ginásio Municipal para praticarem o Câmbio, um esporte que tem relações diretas com o vôlei, porém com adaptações que permitem pessoas com a idade mais avançada conseguirem jogar com naturalidade.

O projeto é desenvolvido pela secretária da Saúde desde o ano passado no município, e em 2019, atraiu 44 inscritos para a prática do esporte. Ele é aberto para pessoas acima de 45 anos, mas a maioria dos praticantes têm mais de 60.

Coordenadora do projeto, Luana Ludwig, destaca que esporte é levado a sério pelo grupo (FOTO ALEX GÜNTHER)

A coordenadora da atividade, Luana Ludwig, informa que atualmente o projeto conta com 40 participantes e as disputas, ao contrário do que muitos imaginam, são intensas. “Eles são competitivos e às vezes até brigam, de forma saudável claro, porque um ou outro tem dificuldade de locomoção. Mas o esporte é para todos e procuramos incentivá-los da melhor forma”, aponta Luana.

Como funciona o câmbio

Para quem não conhece o jogo, à primeira vista parece complexo. De forma simplificada, a partida acontece em uma quadra, com bola e rede de vôlei. Envolve duas equipes, de cada lado da quadra, e o objetivo central é arremessar a bola para o outro lado, de forma que nenhum adversário consiga alcançá-la e bata no chão para marcar um ponto, tal qual o vôlei.

A disputa envolve nove participantes de cada lado, que se revezam de posição em sentido horário conforme a bola é arremessada. Os participantes que ficam de fora da quadra, entram conforme os pontos ocorrem.

Somente o jogador que está no meio da quadra pode arremessar a bola para o outro lado. São permitidos no máximo três toques, antes do arremesso. O atleta não pode pisar na linha neste momento, senão o adversário pontua.

Após o ponto ser efetivado, a bola deve ser rolada para o adversário por debaixo da rede, caso contrário, a equipe adversária ganha dois pontos. O jogo vai até 25 pontos em três sets, ou se resumem a disputas de 15 a 20 minutos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.