Conecte-se conosco

Geral

Campanha busca ajudar família que perdeu 32 vacas eletrocutadas

09/07/2025 - 12h50min

Atualizada em 09/07/2025 - 12h56min

As 32 vacas morram na hora - elas era as mais produtivas da propriedade. Veja, abaixo, o vídeo da tragédia. Ao final da matéria constam as informações de como ajudar.

Uma tragédia abalou a zona rural de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, na noite de segunda-feira (7). Um curto-circuito em uma instalação elétrica causou a morte de 32 vacas leiteiras na propriedade do agricultor Edenir Adenor Zeahrsfass, localizada na Linha Flor de Maio, distrito de Iguiporã. O prejuízo estimado é entre R$ 500 mil e R$ 600 mil, e deixou a família em choque.

Acidente durante a ordenha

O acidente aconteceu no momento em que parte do rebanho estava no canzil, prestes a iniciar a ordenha. Uma das vacas teria acessado um compartimento indevido e mordido uma tomada de luz, provocando o curto-circuito que eletrocutou os animais. As vacas mortas eram algumas das mais produtivas da propriedade, o que agrava ainda mais a perda econômica e emocional.

Apesar da tragédia, técnicos afirmam que o número de mortes poderia ter sido ainda maior, já que parte do rebanho ainda não havia sido encaminhada para a estrutura no momento do choque.

Técnicos fazem alerta sobre segurança elétrica

Após o incidente, técnicos agropecuários foram até o local para prestar apoio e reforçar a importância da manutenção frequente das instalações elétricas em áreas rurais, principalmente em ambientes com circulação de animais.

A orientação é que produtores revisem fiações, tomadas, interruptores e aterramentos com frequência, com auxílio de profissionais especializados, a fim de evitar situações semelhantes.

Corrente de solidariedade: como ajudar

Com mais de dez anos dedicados à produção leiteira, Edenir e sua família enfrentam agora um dos momentos mais difíceis de sua história. Mas a tragédia mobilizou a comunidade: vizinhos, amigos e moradores da região estão promovendo uma grande corrente de solidariedade para ajudar a família a recomeçar.

Quem quiser contribuir com qualquer valor ou tipo de apoio, pode utilizar o canal abaixo:

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.