Conecte-se conosco

Geral

Campanha do Setembro Amarelo foca na prevenção ao suicídio em Nova Petrópolis

26/09/2022 - 09h46min

Ação ofereceu adesivos da campanha para moradores e visitantes (Créd. Francis Jonas Limberger)

Equipe do Caps Vida Nova está promovendo ações durante o mês

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – A prevenção ao suicídio é o foco da campanha do Setembro Amarelo, que está sendo promovida em Nova Petrópolis pelo Caps Vida Nova. Em setembro e nos meses seguintes, os profissionais de saúde mental realizam ações preventivas em espaços públicos como a Praça das Flores, escolas e postos de saúde.
De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, a psicóloga Carina Corrêa da Silva, em 2022 o Setembro Amarelo segue focado no público em idade de adolescência. Conforme os registros do sistema de saúde, esta faixa etária tem apresentado alta demanda de atendimentos. “O suicídio é um mal que atinge e requer atenção de todas as idades. Contudo, temos percebido muitas dificuldades entre os adolescentes. Por isso, assim como em 2021, neste ano focaremos a campanha na adolescência”, diz a coordenadora.

ATIVIDADES NAS ESCOLAS – Para atingir o público adolescente, o Caps realiza atividades nas escolas, com turmas de 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. A equipe já esteve na Escola Primeiro de Maio, na Vila Germânia, e visitará Escola Padre Amstad, em Linha Imperial, e no Colégio Padre Werner, no Centro.

Ação na Praça
Em meados do mês, profissionais e usuários do Caps realizaram uma ação na Rua Coberta e Praça das Flores oferecendo o adesivo do Setembro Amarelo para moradores de Nova Petrópolis e turistas. As atividades de promoção da saúde mental iniciadas durante o Setembro Amarelo terão sequência nos meses de outubro e novembro. As ações do Observatório de Atenção à Saúde Mental, interrompidas durante a pandemia, serão retomadas pelo Caps Vida Nova a partir deste período.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.