Geral

Cápsula do Tempo, aos 20 anos, previu como seria Morro Reuter em 2020

19/03/2020 - 22h53min

Morro Reuter – Quando Morro Reuter completou 20 anos, em 2012, o Diário iniciou uma nova etapa de cadernos e, em vez de trazer conteúdo histórico ou entrevista com autoridades, a pauta foi a Cápsula do Tempo.

Em 2012 foi o ano do 20. Com isso, pelos 20 anos de Morro Reuter foram entrevistadas 20 pessoas que, tentaram viajar no tempo, respondendo perguntas de como seria Morro Reuter em 2020. Dentre os entrevistados, prefeito, vice-prefeito, vereadores, o pároco da época e pessoas do comércio e da comunidade opinaram como seria Morro Reuter em 2020. Entretanto, foi uma cápsula do tempo um pouco diferente, pois em geral, a maioria guarda as respostas para serem lidas, somente no prazo final. Porém, como o prazo do Diário nem era tão longo, apenas oito anos, em vez de serem colhidas respostas e arquivadas, elas já foram divulgadas naquele ano de 2012, aos 20 anos.

Sabe-se de muitas pessoas que ainda tem aquele jornal guardado a fim de pesquisar, de vez em quanto, para saciar a curiosidade. Algumas perguntas feitas, que hoje parecem ser sem sentido, demonstram que era um debate latente à época. Uma delas, por exemplo, se a BR-116 estaria duplicada em 2020 até Dois Irmãos. Hoje não há muito o que falar sobre este assunto, tanto que não há debate, pois o assunto parece sepultado. Ocorre que na época, era um grande debate, até comissões foram criadas, havia até reuniões cujo foco era a duplicação da BR-116, portanto, justifica-se a pergunta. Ou seja, havia mais debate sobre a duplicação há cerca de 10 anos do que agora, embora o número de veículos e de engarrafamento tenham aumentado. Por outro lado, era 2012 e os entrevistados foram indagados sobre como estaria Morro Reuter após a Copa do Mundo de 2014, que seria dali a dois anos. Hoje, poucos sequer lembram da Copa, e, como pôde se ver depois, pouco (ou nada) a região tirou proveito.

BEM-VINDOS

O editorial daquele caderno foi “Bem vindo ao ano de 2020”, onde cada morador, cada leitor, foi convidado a preencher o questionário com as perguntas.

O enfoque foi que a Cápsula do Tempo havia sido criado para desvendar como seria Morro Reuter no ano de 2020. Inicialmente foram convidadas as autoridades do município e depois foram convidados moradores e comerciantes, porém, muitos não quiseram responder a fim de não se comprometer com as respostas, inclusive vereadores e demais políticos. Desta forma, outras pessoas foram convidadas a participar, até que se chegou ao número de 20 entrevistados pelos 20 anos.

Dentre os entrevistados, alguns foram bem objetivos, porém, outros não quiseram se levar pela brincadeira sadia e preferiram preservar-se, optando por dar respostas evasivas e abstratas em seus questionários. Apesar disso, todas as respostas foram respeitadas e estão guardadas na cápsula.

ACERTARAM QUE CARLA SERIA A PREFEITA EM 2020

Uma das perguntas que mais fez as pessoas fugirem das respostas naquele ano foi: quem será o partido que estaria na prefeitura e quem seria o prefeito em 2020. Alguns nem quiseram responder o questionário e outros preferiram se preservar, sem chutes.

Em relação a pergunta de quem seria o prefeito(a) em 2020, eis os nomes citados: Bosco Staudt, Carla Chamorro (2 vezes), Harri Becker e jovens competentes e preocupados com Morro Reuter. Bosco citou que talvez o prefeito seria ele mesmo, Romeo Schneider e Janaína Alles chutaram que Carla seria a prefeita, enquanto o ex-prefeito Sabá disse que seria Harri Becker. Aliás, no fim do questionário, Sabá deixou um depoimento com a sua cara, dizendo que era preciso trabalhar o turismo no futuro, começar com pequenas coisas e depois ir crescendo.

Em relação a pergunta de qual partido estaria no poder, o PMDB teve quatro votos, PTB, PDT e PT 3 cada um. Em relação a quem seria o presidente da Câmara, apenas dois responderam e a resposta foi Caçamba, Beto Fotógrafo e Pedrinho Kieling. Em relação a quais seriam os problemas de 2020, foram citados alguns como falta de água, desemprego, saúde e lixo. Em relação ao ponto turístico que seria o principal em 2020, mais de 10 disseram que seria o Morro da Embratel, mas a praça e o Caminho das Artes também foram votados.

QUEM PARTICIPOU

Os que aceitaram responder o questionário foram os vereadores Bosco Staudt (PMDB), Romeo Schneider, Julinho Trierweiler e Marco Frohlich, o prefeito Adair, ex-prefeita Elaine e ex-prefeito Sabá. Além deles, Carla Chamorro, Padre Lydio, Sérgio Fritzen (que depois concorreu a prefeito), Fleori dos Santos, Adalberto Wüst, Milene Worst, Marcia Heylmann Linck, Ronete Heylmann, Janaína Alles, Marlene Führ, Maria Klein, Fernanda Blume e Luciana Pereira.
Em tempo: todas as respostas você pode conferir no site do Diário. Digite no Google apenas “cápsula do tempo morro reuter odiario”.

Sair da versão mobile