Conecte-se conosco

Geral

CASA: Dicas para promover a arquitetura sustentável

11/05/2022 - 10h09min

Investimento em tecnologia é fundamental Foto: Pexels

Esta não é a primeira vez que destacamos o papel da sustentabilidade em nossas páginas. Estamos falando de uma tendência que cresce em diversas áreas e não seria diferente nas construções. Para quem lida com arquitetura, então, é quase imprescindível. O sucesso de quem trabalha nesse setor está cada vez mais ligado a um bom projeto de arquitetura sustentável. Os profissionais que desejam ver seu nome reconhecido por agregar modernidade, criatividade e ecologia em seus trabalhos, eles precisam acompanhar os movimentos dessa tendência mundial.

Confira cinco dicas para um projeto sustentável
1 – Aposte no Green Buildings
O Green Building é um espaço que deve utilizar processos de sustentabilidade na construção civil em toda a sua concepção, construção, operação e até eventual demolição, gerando benefícios econômicos, ambientais e à saúde. O preço dos materiais utilizados nesse tipo de projeto, como o tijolo ecológico, por exemplo, é significativamente menor. Uma vez que a fabricação é diferente da produção tijolos convencionais, os quais são queimados para ficarem prontos, elevando o custo e gastando mais energia.

2. Realize o gerenciamento adequado dos resíduos
Em uma pequena construção, a utilização de caçambas é um excelente meio de armazenar todos os tipos de materiais sólidos inutilizáveis. Estes devem ser levados para locais de triagem ou seguir para aterros adequados ao fim da obra. No caso de grandes projetos, as construtoras devem investir em programas de gestão ambiental, visando a separação de resíduos desde o início até o término da edificação.

3. Invista em novas tecnologias
Existem diversos softwares para smartphones e tablets que auxiliam na elaboração de projetos e no acompanhamento das obras. Tornando mais fácil e assertivo o cálculo da quantidade de materiais necessários, o tempo de construção, o controle dos insumos, entre outros fatores importantes.

Como se não bastasse isso, a adoção de um sistema inteligente de gestão também reduz o volume de papéis impressos. Até porque dados importantes, que antes eram registrados somente com papel e caneta, agora podem ser obtidos digitalmente. Seja em vistorias de rotina, check lists de qualidade ou em diversos outros documentos das obras.

4. Certifique a construtora sobre as normas reguladoras
As empresas que aderem a um padrão de excelência capaz de atestar a máxima qualidade de suas atividades, podem se submeter à diferentes processos de certificação, que avaliam o seu desempenho sustentável com base em normas específicas para cada setor.

Essas certificações ajudam a atrair os clientes que, cada vez mais, desejam adquirir construções que sejam sustentáveis e ecoeficientes. As certificações são como uma medalha de excelência sustentável para as obras.

5. Evite o consumo excessivo de energia
Na fase de planejamento, é fundamental considerar as práticas simples para a sustentabilidade na construção civil, como o uso de recursos para iluminação e ventilação naturais. Para isso, é necessário avaliar minuciosamente a incidência de sol e de vento no local, os melhores meios de transparecer a luz durante o dia ou circular o vento nos espaços.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.