Conecte-se conosco

Geral

Casal de Nova Petrópolis trabalha unido na produção de carvão vegetal com qualidade

14/09/2018 - 15h03min

Atualizada em 14/09/2018 - 15h04min

Nova Petrópolis- Para se fazer um bom churrasco é imprescindível usar um carvão de qualidade. O casal Odirlei Schmidt, 39 anos, e Cristiane Janice Ruppenthal, 34, há 20 anos trabalham no setor e recentemente assumiram a produção do Carvão Petrópolis, na localidade de Nove Colônias. O produto é vendido para redes de supermercados e restaurantes, e teve pedidos até de fora do RS.

Tradição familiar

O pai de Cristiane, Valdemar Ruppenthal, já produzia carvão desde o início da década de 1990. Quando ele adoeceu, há cerca de dois anos, a filha e o genro assumiram os negócios relacionados a produção do carvão vegetal na propriedade de 15,5 hectares, onde 12 fornos estão distribuídos. Valdemar é quem faz as entregas do produto aos clientes.

Um começo difícil

Na propriedade é praticada ainda a agricultura familiar de subsistência, com o plantio de hortas, mas também a criação de galinhas, porcos e gado. Há anos, como tinha mato de acácia negra, Valdemar levava lenha para Lindolfo Collor, e depois surgiu a ideia de iniciar a produção do carvão na propriedade familiar. O início da produção foi com apenas um forno. Aos poucos, foi aumentando a quantidade de fornos, seguindo a necessidade do mercado. A lenha é extraída da propriedade, mas também comprada de produtores de Nove Colônias e da região.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.