Conecte-se conosco

Geral

Casal é detido pela Guarda Civil Municipal de Estância Velha

14/01/2026 - 12h18min

Atualizada em 14/01/2026 - 12h27min

Imagens cedidas pela GCM/EV

Na noite dessa terça-feira, 13, por volta das 20h, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para verificar a situação de um casal, que vive em situação de rua no bairro Rincão dos Ilhéus. De acordo com informações da própria GCM, haviam reclamações recorrentes com relação aos indivíduos que estavam morando no local. O casal foi detido e levado até a delegacia de pronto atendimento de São Leopoldo.

A corporação já havia recebido denúncias de que o casal realizava extorsão de clientes que saem de estabelecimentos comerciais e ameaçado moradores mediante exigência de dinheiro. Além disso, o casal defeca em frente a estabelecimentos comerciais, ingerem bebida alcoólica o dia todo e, em diversas ocasiões, começam a brigar entre si. Gritarias e algazarras são comuns, incluindo relatos de que o homem, em estado de embriaguez, por vezes transita nu pelas vias públicas do bairro. As vítimas relataram que realizam as denúncias de forma anônima por temor de represálias.

Ao chegar no local onde o casal está permanecendo, as margens do arroio da rua Pedro Torres, além de estarem em plena briga um com o outro, o cenário encontrado foi caótico. Grande quantidade de lixo, resíduos sólidos e objetos descartados diretamente às margens e no leito do arroio, causando degradação ambiental, poluição visual e risco de contaminação do curso d’água. Conforme apurado no local e confirmado pelos próprios abordados, os resíduos foram descartados de forma frequente diretamente no arroio, caracterizando dano ao meio ambiente, o que configura crime ambiental.

Diante dos fatos, o casal foi detido e a GCM informou que ambos estavam em estado de embriaguez muito forte, mal conseguindo permanecer em pé. Eles foram levados até a delegacia de pronto atendimento de São Leopoldo, autuado e liberados para responder mais esse processo. Os materiais encontrados no local foram recolhidos. A situação será comunicada à Secretaria de Ação Social do Município e ao órgão ambiental competente para adoção das providências administrativas e ambientais cabíveis.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.