Destaques
Caso Sara: imagens das câmeras do hospital de Estância devem ser analisadas
Estância Velha – A morte da estudante Sara Amaral, 23 anos, completa uma semana amanhã e o caso segue em investigação para apurar uma negligência médica que teria levado a estanciense a morte. Agora o advogado da família vai solicitar acesso às imagens das câmeras de segurança da entidade a fim de apurar o que houve durante o atendimento. A solicitação será encaminhada ainda essa semana.
Esse pedido se junta a solicitação de exumação do corpo feita pela família – e aceita pelo Ministério Público – ainda na semana passada. A posição da juíza substituta deve ser conhecida hoje e, então, marcada a data para a ação. Com isso a investigação quer identificar a causa da morte da estudante que, de acordo com médicos consultados pelos familiares, poderia estar com um quadro de Gripe H1N1 ou Dengue Hemorrágica, tornando-se de grande importância saber a causa.
Negligência médica pode ter causado morte de estudante de Estância Velha
Sara Amaral iniciou a busca por atendimento ainda na terça-feira, 23 de junho, indo ao Hospital Municipal quatro vezes com dores pelo corpo e febre alta e, somente na última, realizando exames. Após o quadro continuar agravando, a família levou a estudante ao posto de saúde do Rincão, onde a médica escreveu uma carta exigindo a internação imediata. No hospital, as recomendações foram ignoradas e Sara foi mantida em observação até às 23h, quando o quadro agravou ainda mais. Às 3h a jovem faleceu.
Não pedir exames é “conduta médica”, diz secretário de Saúde de Estância
Os exames realizados por Sara na segunda-feira, dia 2, não teriam apontado alterações segundo o médico plantonista do hospital. Porém a doutora que atendeu no posto do Rincão apontou diversos problemas como anemia e alterações no fígado e, por conta disso, exigiu a internação. De acordo com os familiares, no hospital, o profissional pediu uma segunda opinião e optou por mantê-la em observação.
Questionado sobre a falta de exames logo nas primeiras idas de Sara ao local, o secretário de Saúde Mauri Martinelli, afirmou tratar-se de uma conduta médica e que o profissional é que define a necessidade.
Indícios de negligência: médico que atendeu Sara jogou recomendações no lixo
Após a morte da estudante, a carta – escrita a mão – feita pela médica do posto do Rincão desapareceu e foi encontrada horas depois amassada e dentro de uma lixeira no pátio do hospital, pronta para ser recolhida. O fato deixou a família ainda mais indignada com a situação, pois seriam indícios da negligência.
Corpo da estudante de Estância Velha deve ser exumado
A decisão sobre o pedido de exumação do corpo de Sara deve sair ainda hoje, após a juíza substituta de Estância Velha analisar a solicitação. O objetivo é que a real causa da morte da estudante seja conhecida, pois, de acordo com a família, o que atesta a certidão de óbito é apenas o que o médica achava que poderia ter acontecido.
Após caso de negligência, pedido de auditoria no hospital de Estância Velha será formalizado
O vereador Diego Francisco (PSDB) formalizou pedido de auditoria no Hospital de Estância Velha com o intuito de apurar a conduta médica durante o atendimento à Sara Amaral. A vistoria será feita pelo Controle Interno da Prefeitura, setor competente e que tem vínculo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS).