Geral
Cavalgada da Chama Crioula: entre São Jerônimo e Triunfo, uma balsa para a cavalaria; veja vídeo
Por Mauri M.T. Dandel
Região – Que participar por longos dias de uma cavalgada não é uma tarefa fácil ou para qualquer um, todo mundo sabe. Mas, a tradição precisa ser mantida e um grupo saiu de Cristal com a centelha da chama crioula e está trazendo à região. Entre dias de sol, chuva e frio (ou calor), o grupo passou por todos os tipos de estrada, fazendo em torno de 30 a 40km por dia.
E uma destas paisagens e passagens não muito comuns foi a travessia do rio que divide São Jerônimo e Triunfo. O ex-patrão do CTG Portal da Serra e integrante da Cavalgada da Chama Crioula, Cesar “Amarelo” Barbosa, gravou um vídeo em cima da balsa em São Jerônimo, mostrando como foi feita a travessia: “Estamos em cima da barca, passando São Jerônimo, em direção ao Triunfo. Estamos bem graças a Deus, toda ‘cavalhada’ em cima da barca! Viva o Rio Grande gauchada!”, destacou.
CAVALGADA
A cavalgada saiu de Cristal e estará pernoitando em Capela de Santana neste sábado.
Neste domingo, 27, o pernoite será no CTG Capivarense em Presidente Lucena.
Na segunda chega a Dois Irmãos com a centelha da chama crioula.
Cesar Barbosa, o Amarelo, ex-patrão do CTG Portal da Serra, já tem mais de 10 mil km a cavalo, certificado, de tantas cavalgadas que participou. “Neste ano, acho que já participei de quatro ou cinco”
ONTEM
De acordo com Cesar Barbosa, o Amarelo, o grupo está chegando hoje para pernoite no distrito de Vendinha, no interior de Montenegro. O grupo percorreu 30km nesta sexta, 25, saindo de Triunfo até Vendinha. “Ontem pegamos bastante chuva na parte da manhã”, destaca, relatando entre as boas histórias, que toda a cavalgada passou de balsa de São Jerônimo, em direção a Triunfo.
No sábado, a cavalgada chegou em Capela de Santana, onde faz o pernoite, e, no domingo chega a Presidente Lucena, no CTG Capivarense.