Conecte-se conosco

Geral

Celular ao volante é terceira maior causa de mortes no trânsito

23/10/2018 - 13h43min

Região – Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontou que usar o celular enquanto dirige é a terceira maior causa de mortes no trânsito. A prática fica atrás apenas de dirigir embriagado ou exceder o limite de velocidade. Além disso, o uso do aparelho diminuí em 35% o tempo de reação do motorista.

De acordo com informações do Detran-RS, as principais ações dos motoristas para que a atenção seja “tirada” são responder mensagens ou gravar áudios, além de acessar a internet e redes sociais. Atender ligações, não só tira a atenção, como dificulta ao motorista dirigir por conta do uso de uma das mãos.

Segundo informações do comandante da Guarda Municipal de Estância Velha, Paulo de Oliveira, além de ser uma infração das leis de trânsito – com multa entre R$ 130,16 a R$ 293,47. No entanto, para ele, o principal problema de infringir essa lei é a falta de cuidado para com a própria vida. “Nós não vivemos sem eles, estamos sem utilizando, mas precisamos saber quando e onde usar. Não podemos colocar nossa vida e a dos outros em risco”, enfatiza.

Campanha do Detran

Para coibir o problema, o Detran-RS lançou uma campanha com foco em conscientizar contra o uso do aparelho enquanto se dirige. Com o tema “Uma mensagem pode interromper sua vida”, a campanha mostra como o simples ato de pegar o celular enquanto dirige pode acabar em um acidente.

A ideia surgiu a partir de uma pesquisa feita com mais de sete mil gaúchos  onde eram questionados sobre “qual o trânsito que queriam para o Estado”. Grande parte dos ouvidos afirmaram que utilizar o celular era a prática que deveria ser abolida das ações de condutores. Confira o vídeo abaixo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.