Geral
Cercamento eletrônico começa a operar em Dois Irmãos
Dois Irmãos – Na manhã desta sexta-feira (13), o sistema de cercamento eletrônico começou a operar em seis pontos de Dois Irmãos.
A prefeita, Tânia Terezinha da Silva, e o vice-prefeito, Jerri Meneghetti, estiveram acompanhando a instalação do últimos detalhes do sistema do cercamento num ponto da Avenida Irineu Becker, na entrada principal da cidade.
As câmeras do cercamento farão a leitura da placa e os dados do veículo e emitirão um alerta na Central de Monitoramento que fica na Brigada Militar e também na Secretaria de Segurança Pública.
O cercamento é um projeto de integração dos municípios na prevenção, operação e tecnologia em prol da segurança pública. “Estamos felizes que o investimento na segurança pública, um sonho a nível regional. O sistema facilita o trabalho e o rastreamento dos bandidos pelos órgãos de segurança pública, além de aumentar a sensação de segurança”, disse a prefeita.
É mais uma ferramenta em prol da segurança pública, especialmente no que se refere ao combate do furto e roubo de veículos na cidade. “O sistema de cercamento eletrônico é uma revolução na área da segurança pública. É muito importante para Dois Irmãos, pois é um passo importante para almejar um maior número de dispositivos com este software de inteligência. Juntando o cercamento eletrônico e o Projeto de Videomonitoramento de Dois Irmãos, que está sendo ampliado por etapas, auxilia o trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil”, acrescenta Jerri.
Saiba mais
O investimento para o cercamento eletrônico está sendo feito com emendas da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e com contrapartida do Governo do Estado, através da Associação de Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS).
Mais cinco municípios da AMVARS estão contemplados no cercamento eletrônico do Estado: Campo Bom, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga. O investimento para as seis cidade chegará a quase R$ 5 milhões.
Secretaria de Educação de Dois Irmãos divulga quem são os vice-diretores das escolas municipais
Como funciona o cercamento eletrônico
-O foco do cercamento eletrônico está na leitura das placas de veículos;
-Os equipamentos estão sendo instalados em postes, com um ponto de transmissão e duas câmeras de vídeo;
Dois Irmãos conta com mais um ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes inservíveis
-As imagens captadas abrangerão os dois sentidos das vias onde estiverem fixadas, transmitindo as informações recebidas para uma ou mais centrais regionais, conectadas em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP-RS, em Porto Alegre;
-O controle ocorrerá nos limites entre as cidades, o que permitirá a prevenção de crimes e o atendimento rápido das ocorrências policiais;
-Se o crime também anda sobre rodas, a ênfase da cerca eletrônica será flagrar veículos em ocorrência de furto, roubo, clonagem e também na observação das rotas de fuga usadas pelos delinquentes;
-Ao serem detectados pelas câmeras será disparado um alerta na central de videomonitoramento do Estado e do Município, o que permitirá a mobilização da força policial mais próxima, com acompanhamento também dos municípios vizinhos.