/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Geral

Chuva alaga casas em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre

16/04/2019 - 17h27min

A chuva que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre durante a madrugada desta terça-feira, 16, causou transtornos em cidades da região. O grande volume de precipitação fez com que a água invadisse algumas casas de Esteio, Cachoeirinha, Gravataí e Sapucaia do Sul.

A ocorrência mais grave aconteceu no bairro esteiense Parque Amador, onde uma casa foi levada pelas águas do arroio Esteio, por volta das 4h. Ninguém ficou ferido. A residência, cujo proprietário já havia sido notificado pela Prefeitura, estava desabitada e com fundações praticamente dentro do leito.

O diretor de Obras e Serviços Urbanos da cidade, Flávio de Oliveira Ourique, informou que choveu em duas horas o volume de água previsto para a metade do mês todo. “Com essa quantidade, não há canalização e drenagem que resista. Sobre a casa, ela foi construída em uma Área de Preservação Permanente (APP), onde não foi respeitada a distância de 15 metros do leito do arroio. Nesta noite, o arroio levou a construção”, destacou.

UPA suspendeu atendimentos na madrugada

Em Cachoeirinha, o volume de chuvas chegou a aproximadamente 68 mm e 80% da média prevista para o mês inteiro, o que provocou casos isolados de alagamento. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Diego Rebelatto, o volume foi acumulado em apenas 10 horas de precipitação.

Na UPA, o atendimento dos casos de menor complexidade foi restabelecido ainda durante a manhã. Na madrugada, durante o temporal, uma interrupção no sistema de escoamento na rua provocou a entrada da água na unidade.

Sapucaia do Sul e Canoas

De acordo com dados da Defesa Civil de Sapucaia do Sul, as 6h desta terça-feira, o pluviômetro registrava 86 mm de precipitação de chuva, obrigando algumas famílias do bairro São José, perto do arroio José Joaquim, a deixarem suas casas e deslocarem para a residência de familiares. Entretanto, a Prefeitura ainda não soube informar o número de famílias. Situação parecida também atingiu moradores dos bairros Walderes e Três Portos.

Em Canoas, segundo informou a Prefeitura, o acumulado de chuva chegou a 67,4 mm no bairro São Luís. Nos bairros Marechal Rondon e Rio Branco o registro foi de 50,4 mm e 49,2 mm nos bairros Estância Velha e Fátima.

**Informações Correio do Povo

Sair da versão mobile