Geral

Chuva forte trazida pela frente fria causa alagamentos em várias regiões gaúchas

16/04/2024 - 16h59min

Volumes passam de 100 mm em algumas cidades com alagamentos.

Chuva forte a intensa atinge diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta terça. Efeito de uma frente fria que cruza o estado e está associada a um ciclone na costa da Argentina. A chuva causa alagamentos em diversos municípios e provoca transtornos e danos. Em algumas cidades, a precipitação soma mais de 100 mm. Na região metropolitana, foi a que menos choveu, mas pode aumentar ao longo das próximas horas.

De acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores volumes de chuva em 24 horas até o meio-dia da terça-feira foram de 130 mm em Santiago, 100 mm em São Luiz Gonzaga, 89 mm em Caçapava do Sul, 82 mm em Santa Maria, 73 mm em Alegrete, 70 mm em Santa Rosa e São Gabriel, 65 mm em Tupanciretã, 62 mm em Cruz Alta, 45 mm em Camaquã, 42 mm em São Borja e 40 mm em Livramento.

A preocupação agora é com os rios. A MetSul adverte que, com os volumes de chuva muito altos das últimas horas que se somam aos dos últimos dias, a tendência é de cheias de alguns rios entre o Centro e o Oeste e o Noroeste do estado. O Rio Jaguari subia rapidamente na manhã de terça. No Oeste, o município de Quaraí, dez pessoas foram retiradas de uma área de risco por conta da elevação do rio Quaraí e foram alocadas em abrigo público providenciado pela prefeitura do município.

Sair da versão mobile