Geral
Coleta de lixo terá nova alteração nos próximos meses em Ivoti
Ivoti – O novo plano de coleta seletiva de lixo sofrerá uma nova e importante alteração. A Cooperativa Santo Antônio, vencedora a última licitação realizada pela Prefeitura e que passou a atuar no município no dia 1º de junho, pediu a rescisão do contrato.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente – pasta responsável pelo gerenciamento da atividade -, Ismael Petry, a empresa que tem sede em São Leopoldo alega que o valor de aproximadamente R$ 95 mil por mês não é suficiente para cobrir os custos necessários para executar o serviço.
Até o término do contrato, a cooperativa terá dois meses para continuar realizando as coletas. A empresa que ficou na segunda colocação na licitação já foi contatada e a tendência é de que assuma a atividade, entretanto existem trâmites burocráticos a serem cumpridos e as definições deverão ser divulgadas nas próximas semanas.
RECLAMAÇÕES
Em junho, quando houve a mudança, uma reportagem do Diário revelou diversas dúvidas, transtornos e reclamações relatados pela comunidade. Demora e falta de coleta eram algumas das situações descritas por moradores. As discussões também tomaram conta das redes sociais.
De acordo com a Prefeitura, a mudança da empresa havia se dado por conta do término do contrato com a prestadora anterior e foi feito através de uma licitação, vencida pela cooperativa. Com o passar das semanas, o serviço foi normalizando e as reclamações diminuíram.
“PRECISAMOS RESPEITAR A LEGISLAÇÃO”
Para o secretário Petry, como todas as mudanças anteriores, esta também trará desafios. “Toda mudança é difícil. A empresa anterior estava acostumada a exercer a atividade no município e houve a troca. Agora que estavam se adaptando, pediram a rescisão”, comenta.
Entretanto, segundo o secretário, as licitações funcionam desta maneira. “Precisamos respeitar a legislação. A lei é assim e temos que cumprir”, explica Petry.