Geral
Colheita: Picada Café investe em secagem e armazenagem de grãos
Picada Café – Junto com o início da colheita do milho vem a preocupação para os pequenos produtores: “onde secar e onde armazenar a safra”. Em 2023 a preocupação aumentou, pois reduziram os locais que prestavam o serviço de secagem de grãos. Pensando nisso, a Emater, em parceria com a secretaria da Agricultura, tem implantado um modelo de Silo Secador de Grãos desenvolvido pela entidade há mais de 10 anos, e que já está sendo copiado por produtores de fora do Estado, pois seca diversos tipos de grãos com baixa temperatura (ar natural) e proporciona aeração durante o armazenamento (com resfriamento), mantendo a qualidade do produto.
VANTAGENS
De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Emater, Rafael Hoos, há muitas vantagens com o silo secador. “Ele proporciona autonomia nos negócios (mantém os grãos na propriedade até o melhor momento para a comercialização), reduz perdas qualitativas e quantitativas dos grãos, custos de secagem, armazenagem e expurgo, evita frete externo, utiliza os resíduos da pré-limpeza na propriedade (alimentação de animais), agrega valor ao produto, baixo custo construtivo, tecnologia limpa, por usar ventilação somente do ar ambiente, tamanho de construção adaptado à propriedade e de fácil manejo”, frisa. O projeto técnico é sem custos, elaborado pela Emater/RS do município adaptado às necessidades do produtor. “Existe linha de crédito para construção do Silo, com juros de 3% ao ano e prazo de 10 anos para o pagamento”, acrescentou.
AUMENTA A PROCURA
Em Picada Café tem aumentado a procura de produtores interessados na instalação deste tipo de silo. De acordo com Rafael, atualmente existem cinco propriedades que possuem este modelo, com capacidade de armazenar em torno de 3 mil sacos. Além destes, existem mais produtores encaminhando projetos e estima-se que a capacidade de armazenamento seja dobrada até a próxima safra. A Emater e a secretaria da Agricultura lembram que o município adquiriu um determinador de umidade de grãos. Este está disponível para que os produtores levem amostras até a Emater para analisar se a umidade está no ponto ideal para a colheita ou baixa o suficiente para armazenagem.