Conecte-se conosco

Geral

Com a proximidade do fim de ano, aumentam as vagas de trabalho no comércio de Ivoti

17/10/2022 - 11h43min

Atualizada em 17/10/2022 - 13h21min

Gerente da loja Ponto Poliana Neukamp e a candidata à vaga de vendedora Jessica Horst (FOTO: Geison Machado Concencia)

Por Geison Machado Concencia 

Ivoti – Com a aproximação do natal e das festas de fim de ano, o comércio varejista local já se prepara para completar o quadro de funcionários, para estarem preparadas para esse período de maiores vendas e poder atender a demanda de clientes. Esse aumento na movimentação do comércio pode significar uma boa oportunidade para quem está procurando emprego.

Uma das que agarraram essa oportunidade foi a Jessica Horst, 21 anos, que faz teste na loja de roupas Ponto. A gerente dela, Poliana Neukamp, de 25 anos, comenta que vai precisar de alguém fixo, mas o quadro de funcionários pode aumentar para vagas temporárias, principalmente, aos fins de semana.

O gerente da Loja Becker Francisco da Silva destacou que nesta época sempre precisa de mais efetivo. A princípio planeja contratar duas pessoas fixas e um temporário. Porém ele comenta que o principal requisito para passar no contrato ou ser de fato efetivado, depende da dedicação do candidato. “Se a pessoa é esforçado, ela supera a falta de experiência ou outros requisitos”, destaca.

Pesquisa da Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) fez uma pesquisa recente apontando que 55,2% das empresas entrevistadas, pretendem contratar para vagas temporárias. E desses empreendedores, 49,6% disseram que os contratados têm chance de serem efetivados. A Fecomécio-RS descreve que, normalmente, o comércio varejista tem um salto de vendas no último trimestre do ano.

Os estabelecimentos pesquisados foram de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas. No total, 697 empreendimentos foram pesquisados. Destes, 385 confirmaram que pretendem contratar. A pesquisa foi realizada entre 16 de agosto a 23 de setembro, por telefone e in loco.

Os dados deste ano apresentam um salto de 21,8% em relação ao ano passado, que foi 33,4%. Dos pesquisados, 52,8% comentou que aumentaram as contratações temporárias em relação 2021. De acordo com estudo, até o momento das entrevistas, mais da metade dos estabelecimentos não havia preenchido o quadro de funcionários temporários pretendidos.

Requisitos

As empresas ouvidas pela pesquisa apontaram que a principal dificuldade para contratação é a falta de qualificação e grau de instrução de alguns candidatos. Além disso, a indisponibilidade de horários é algo que atrapalha os candidatos na hora de concorrer à vaga.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.