Geral

Com ex-atleta de Nova Petrópolis, Brasil é campeão do Sul-Americano Feminino Sub-20

22/04/2022 - 12h04min

Rafa é a terceira em pé (Créd.: Staff Images Woman / Conmebol)

Nova Petrópolis – A Seleção Brasileira Sub-20 conquistou o Campeonato Sul-Americano pela nova vez na tarde de quinta-feira, 21. As brasileiras são soberanas na competição e conquistaram o título pela nona vez, sendo elas as únicas campeãs do Sul-Americano Feminino Sub-20. O título veio de forma antecipada ao vencer o Uruguai por 1x 0, pela segunda rodada do quadrangular final em partida disputada no Estádio Nicolás Chauán Nazar, em La Calera, no Chile.

E entre as atletas campeãs, está a meio-campista do Grêmio, Rafa Levis, de 19 anos. Rafa é de Farroupilha e começou jogando no futsal do Colégio Antônio Minella. Se destacou nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) e recebeu o convite do professor Tiago Libardi para jogar pelo Garotas da Bola, de Nova Petrópolis. “Foi espetacular a minha passagem por lá. Aprendi muito mesmo sendo nova, com os professores, técnicos e também com as meninas. Sempre que passo por Nova Petrópolis lembro de como tudo começou”, disse Rafa em entrevista recente a’O Diário.

Rafa vestiu a camisa 8 (Créd.: Divulgação)

Este foi o segundo título de Rafa com a camisa da Seleção Brasileira. Em 2018, foi campeã do Sul-Americano Sub-17, na Argentina, e de lá pra cá vem somando convocações. “A Seleção é mérito do meu trabalho feito aqui no Grêmio e pelo Grêmio”, afirmou na mesma entrevista.

A atleta também foi campeã do Sul-Americano Sub-17 (Créd.: Divulgação)

Trajetória da Seleção

Em seis jogos, o Brasil conquistou seis vitórias, marcou 21 gols e não sofreu nenhum. Entre as 22 convocadas, 12 balançaram as redes e ajudaram o Brasil na conquista do título. O técnico Jonas Urias celebrou o feito. “É uma sensação maravilhosa, um momento único na vida de todos que fazem parte do trabalho. Primeiro título com a Seleção Brasileira é simplesmente inesquecível, é fantástico e esse dia vai ficar marcado na memória de todos”, destacou.

Com o título, o Brasil está classificado para a Copa do Mundo Feminina Sub-20, que ocorre em agosto, na Costa Rica. Ainda pelo Sul-Americano, na próxima rodada, o Brasilcumpre tabela. No domingo, 24, às 20h30, a Canarinho enfrenta a Venezuela. Antes, Uruguai e Colômbia brigam pela segunda vaga na Copa do Mundo Feminina Sub-20. As duas equipes se enfrentam às 18 horas.

Sair da versão mobile