Conecte-se conosco

Geral

Com o asfalto até Gramado na reta final, preocupações crescem em Herval; entenda

08/04/2025 - 05h30min

Atualizada em 08/04/2025 - 05h33min

Da primeira parte, resta concluir o trecho da pedreira, onde está sendo construída uma rótula (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Obra trará melhorias esperadas há mais de 30 anos, mas trecho entre o Centro e Boa Vista exige atenção especial da Prefeitura e da comunidade

A pavimentação da ERS-373, ligando Santa Maria do Herval a Gramado, está em fase final. A obra é dividida em três etapas, e duas delas — o trecho de chão batido entre Boa Vista e Gramado, e a recuperação de parte da Serra Grande — estão praticamente concluídas.

O terceiro trecho, que compreende cerca de 7 km entre o Centro de Herval e Boa Vista, é o próximo a ser executado. A obra será fundamental, já que a via está intransitável em sua maior parte por causa dos buracos. Mas a execução preocupa a Prefeitura.

RISCO DE FALTA DE ÁGUA PARA MAIS DE 700 FAMÍLIAS

Segundo o prefeito Gilnei Capeletti, toda a rede de água que abastece localidades como Boa Vista, Canto Becker, Renânia e Alto Morro dos Bugres está sob o leito da rodovia.

No momento que iniciar essa obra e arrancar estes canos, vai ter mais de 700 famílias que vão ficar sem água”, alerta o prefeito.

Prefeito Gilnei

Para evitar esse transtorno, será necessário investir na instalação de uma nova rede de água — um total de cerca de 15 km de tubulação.

Precisamos instalar uma rede grossa, de 110 mm, para bombear até Boa Vista, e depois duas redes de 60 mm para cada lado da pista”, explicou.

O custo estimado é de R$ 1 milhão, recurso que deverá ser arcado pelo Município.

PROJETO ANTIGO, REALIDADE NOVA

O projeto da obra, segundo o Daer, foi elaborado há mais de 20 anos. Neste período, a realidade mudou: surgiram novas casas, muros e cercas ao longo do trajeto. Isso exige readequações técnicas para viabilizar a obra sem prejudicar os moradores.

️ Gilnei também ressaltou:

Ainda não tivemos acesso ao projeto final. Estamos cobrando isso, porque precisamos nos organizar. Essa é a principal via da cidade. Passa transporte escolar, ônibus, caminhões. E as rotas alternativas não são viáveis para veículos grandes.”

APOIO DA COMUNIDADE SERÁ FUNDAMENTAL
A Prefeitura pede compreensão da população, especialmente durante o período mais crítico da obra:

Peço que quem tiver condições, já instale um reservatório de água em casa — para quem ainda não tem. Vamos passar por transtornos, mas a obra é necessária”, reforça o prefeito.

A previsão é de que a rótula da pedreira seja concluída até maio e, em seguida, comece a recuperação do trecho entre o Centro e Boa Vista. A conclusão total da obra está prevista até o fim do ano.

“Pela primeira vez, prometeram e estão cumprindo”, afirma Gilnei. “A gente espera essa obra há mais de 30 anos.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.