Geral

Com o pé no estribo: Cavalarianos partiram hoje de Picada Café e já estão em Nova Petrópolis

12/05/2022 - 18h39min

Picada Café/Nova Petrópolis – Já estão no CTG Pousada da Serra os cerca de 200 cavalarianos que na tarde dessa quinta-feira iniciaram a longa jornada em busca da preservação da cultura gaúcha. E esse grupo deve crescer já a partir da noite de hoje e manhã dessa sexta-feira quando novos cavalarianos se juntam e iniciam seu trajeto para manter viva as tradições.

“Estamos voltando a botar o pé no estribo”, diz coordenador geral

“Estamos voltando a botar o pé no estribo. Foram dois anos com dificuldade, mas o Homem lá de cima sabe o que faz e graças a ele estamos de volta”. As frases foram ditas por Joel Bertual, coordenador geral da Cavalgada da Serra. As frases dele definem o que foi a longa espera de dois anos de pandemia, espera que acabou hoje. Cerca de 200 cavalarianos partiram da sede do CTG Encosta da Serra e, no lombo dos cavalos, carregam uma tradição, uma história. Ainda hoje o grupo chegou e desfilou pela Avenida 15 de Novembro, no Centro de Nova Petrópolis, recebendo aplausos e reconhecimento de moradores e visitantes. A muitos destes, vieram de longe. O tradicionalista Aloisio Nunes, preparava o cavalo. O morador de Passo de Torres, Santa Catarina, afirma que não via a hora de voltar para a região. “A serra é linda por natureza, poder estar aqui e ainda fazer o que gosta, a cavalo, significa muito para nós”, destacou.

BÊNÇÃO
A abertura da Cavalgada da Serra reuniu autoridades. Dentre elas o prefeito de Picada Café, Luciano Klein, vice Max Mallmann, presidente da Câmara, Adriane Marconi Mielke, padre André Dapper, dentre outras. Padre André deu a bênção aos cavalarianos que carregam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira e protetora dos participantes. O prefeito Luciano falou da alegria de poder não só acompanhar, mas de ser um dos sócios fundadores do CTG Encosta da Serra. “Auxiliamos nosso CTG Encosta da Serra e este nos ajuda a difundir essa cultura tão nobre e que tanto nos orgulha”, destacou. Quem também esteve pela primeira vez na abertura é a presidente da Câmara. Para Adriane, manter a tradição é preservar a história. “E o trabalho de trazer os jovens para o CTG faz com que essa cultura passe de geração em geração. Nosso CTG é um orgulho e graças a ele temos eventos importantes como essa cavalgada”, destacou. Na manhã desta sexta-feira o grupo sai de Nova Petrópolis e segue em direção a Gramado. A cavalgada encerra domingo na cidade de São Francisco de Paula.

Sair da versão mobile