Evento aconteceu pela terceira vez em Alto Padre Eterno
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | O sol e clima ameno foram o grande presente para Dia do Colono. Nos últimos meses os produtores enfrentaram muita chuva e tiveram perdas incalculáveis. Isso sem falar em anos anteriores, em que o grande mal foi a estiagem. Então, o dia de ontem, 25 de julho, foi realmente para comemorar, na expectativa de meses melhores à frente.
A grande festa aconteceu na Comunidade Católica de Alto Padre Eterno, que sediou o evento pela terceira vez. Cerca de mil pessoas almoçaram. Durante a tarde teve animação de bandinha, carteado e, ainda, os tradicionais jogos rurais. Tudo regado por muita alegria.
Sempre presentes
Irene Hoff, Loni Blume Staudt e Delmar Staudt
Irene Hoff, 65 anos, de Padre Eterno Ilges, sempre participa das festas dos colonos. “É muito bonito”, ressaltou.
Sua irmã, Loni Blume Staudt, 63, e seu marido Delmar Staudt, 62, vieram do Canto Becker. “A gente vai todos os anos também”, disse Irene, que faz parte da diretoria do Sindicato que promoveu o evento junto à Comunidade Católica. Delmar afirma que ambos são aposentados e, continuam trabalhando muito. “Às vezes também é bom fazer um pouco de festa.”
A união da comunidade
Iricelda Frohlich e Loiva Comiotto
Iricelda Frohlich, 76 anos, e Loiva Comiotto, 75, elogiaram a comunidade e iniciativa do Sindicato em manter essa tradição todos os anos, envolvendo sempre muitas pessoas. “É uma boa organização, desde a missa, almoço e a festa durante a tarde com jogos”, disse Loiva, frisando que este costume precisa continuar.