Geral
Com o sol de presente, colonos do Teewald celebram seu dia com festa
Evento aconteceu pela terceira vez em Alto Padre Eterno
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | O sol e clima ameno foram o grande presente para Dia do Colono. Nos últimos meses os produtores enfrentaram muita chuva e tiveram perdas incalculáveis. Isso sem falar em anos anteriores, em que o grande mal foi a estiagem. Então, o dia de ontem, 25 de julho, foi realmente para comemorar, na expectativa de meses melhores à frente.
A grande festa aconteceu na Comunidade Católica de Alto Padre Eterno, que sediou o evento pela terceira vez. Cerca de mil pessoas almoçaram. Durante a tarde teve animação de bandinha, carteado e, ainda, os tradicionais jogos rurais. Tudo regado por muita alegria.
Sempre presentes
Irene Hoff, 65 anos, de Padre Eterno Ilges, sempre participa das festas dos colonos. “É muito bonito”, ressaltou.
Sua irmã, Loni Blume Staudt, 63, e seu marido Delmar Staudt, 62, vieram do Canto Becker. “A gente vai todos os anos também”, disse Irene, que faz parte da diretoria do Sindicato que promoveu o evento junto à Comunidade Católica. Delmar afirma que ambos são aposentados e, continuam trabalhando muito. “Às vezes também é bom fazer um pouco de festa.”
A união da comunidade
Iricelda Frohlich, 76 anos, e Loiva Comiotto, 75, elogiaram a comunidade e iniciativa do Sindicato em manter essa tradição todos os anos, envolvendo sempre muitas pessoas. “É uma boa organização, desde a missa, almoço e a festa durante a tarde com jogos”, disse Loiva, frisando que este costume precisa continuar.