Geral
Começa a vacinação bivalente para idosos de 60 anos ou mais em Nova Petrópolis
Pessoas com comorbidades também podem receber a dose extra contra a Covid-19
A partir desta quarta-feira, 5 de abril, os idosos com 60 anos ou mais que residem em Nova Petrópolis podem procurar todos os postos de saúde para receber a vacina bivalente que protege contra a Covid-19 e suas variantes. A imunização também estará disponível para as pessoas que possuem as comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde na Nota Técnica 18/2023 (https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/notas-tecnicas/2023/nota-tecnica-no-18-2023-cgici-dimu-svsa-ms/view).
Na unidade básica de saúde (UBS) do Centro, que geralmente é a mais procurada pelos usuários, a vacinação acontece por livre demanda, nas segundas e quartas-feiras pela manhã, das 8h às 12h. Nos demais dias da semana são aplicados outros tipos de vacinas e realizados atendimentos de rotina.
Nas UBSs dos bairros e do interior é necessário agendar a aplicação da dose bivalente, em função da vida útil do frasco de vacina após aberto (cerca de 12h), a fim de evitar desperdícios.
Para receber a dose bivalente, a pessoa precisa ter completado o esquema vacinal primário com uma das vacinas monovalentes (Pfizer, Janssen, Coronavac, etc), e respeitar o intervalo de quatro meses entre as doses.
Quem comparecer para tomar a vacina também deverá apresentar a carteira de vacinação e o cartão SUS.