Geral
Começa nesta quarta a vacinação de crianças com Coronavac
A aplicação de doses contra Covid-19 de crianças entre seis e 11 anos com Coronavac inicia em todos os municípios gaúchos que tenham doses estocadas. Na sexta-feira passada (21), o Ministério da Saúde incluiu o imunizante para esta faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
A Secretaria de Saúde tem 83,3 mil doses de Coronavac na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. O quantitativo deve ser distribuído na quarta-feira. Nas coordenadorias regionais e municípios, o levantamento ainda não foi informado.
Vale lembrar que a prioridade são crianças de seis a 11 anos e, excepcionalmente, adolescentes de 12 a 17 anos, em caso de disponibilidade do imunizante.
Orientação
Segundo nota técnica do ministério, a vacina não deve ser aplicada em imunocomprometidos. Para os demais públicos da faixa etária, a dose produzida a partir do vírus inativado, é a mesma usada para adultos, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e segunda aplicação.
A vacinação de crianças deve seguir as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A aplicação ocorre em ambiente específico e segregado, onde a criança fica em observação por 20 minutos. A vacina contra Covid-19 não deve ser aplicada concomitantemente com outras.