Geral

Começam a funcionar centrais regionais que ampliam testagem da COVID-19

28/09/2020 - 11h18min

O sistema irá agilizar os resultados dos exames (Foto: Divulgação)

Região – Começou por Caxias do Sul e Passo Fundo o funcionamento das centrais regionais de triagem que irão auxiliar e acelerar o envio de amostras de gaúchos para análise da Covid-19 em outros estados. Dentro do projeto Testar RS, está previsto o funcionamento de seis centrais regionais. O programa do governo do Estado ampliou a testagem de casos suspeitos de Coronavírus pelo exame de biologia molecular (PCR), considerado o padrão-ouro para a detecção do vírus.

Até então, o encaminhamento das amostras precisava passar por uma etapa no Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), em Porto Alegre, antes de seguir para fora do estado. Com as centrais regionais, esse fluxo deverá ganhar agilidade e diminui o tempo entre a coleta da amostra e o resultado do exame.

As centrais foram montadas nos laboratórios regionais do Lacen em Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Cada um deles abrange uma população de 1 milhão de pessoas e tem capacidade de receber, conferir, armazenar e despachar, até o aeroporto mais próximo, 500 amostras diárias. Do Rio Grande do Sul, os testes são encaminhados para laboratórios de referência no Rio de Janeiro, no Paraná ou em São Paulo.

O Testar RS começou no final de julho. Desde lá, 47 mil amostras já foram enviadas para laboratórios de outros estados. Enquanto no Lacen já foram realizados 57 mil testes.

Número de municípios cobertos em cada regional:

• Porto Alegre: 172 municípios
• Caxias do Sul: 49 municípios
• Erechim: 79 municípios
• Passo Fundo: 88 municípios
• Pelotas: 28 municípios
• Santa Cruz do Sul: 38 municípios
• Santa Maria: 43 municípios

(Crédito: Serra Nossa)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário