Geral
Começo de Conversa – 07/07/2022
Começo de Conversa
Mauri Marcelo Toni Dandel
AGLOMERAÇÃO DE CARROÇA
Domingo de tarde vai ter “aglomeração” de carroça. Ou, em vez da “tranqueira” ser de carros na BR-116, será “congestionamento” de carroça. Ou, ainda, usando o palavreado da TV da capital, vai ter “lentidão no transito” em Morro Reuter. Lamzam… a gente explica depois.
CAFÉ
Antes de falar do café do Morro, vamos falar do Café aqui de Dois Irmãos. O mês de julho é o Mês do Café Colonial, a Prefeitura divulgou folder informando quem serve café colonial na cidade, entre eles, estão Fika Café, Santa, Stoffel e Casa da Vovó. Mas, além disso, já estão a venda os cartões para a noite do Café Colonial, no dia 21, às 19h, no Santa, a R$ 50. Será uma noite especial, onde você paga, se diverte com as atrações e tem direito de provar todos os pratos servidos no tradicional café colonial da cidade.
COLÔNIA
Agora sim, vamos falar do Morro. Na verdade, não é falar do Morro, afinal, o desfile temático (que terá carroças) está sendo organizado por um grupo, entre eles, o Betinho Klein e o Pedrinho Becker do sindicato, ambos moradores daqui. Então, vamos lá: sábado e domingo tem o Café da Colônia de Morro Reuter, onde uma das atrações será o desfile temático no domingo a tarde.
MAIOR DO SÉCULO
Talvez será a maior concentração de carroças que se tem notícia neste século. Não estou brincando! O século começou há 22 anos e será que em algum momento alguém conseguiu reunir tanta carroça? Sim, nos tempos do seu avô dava para reunir 10 carroças de boi entre a vizinhança, mas de 2.000 para cá, o que me diz? Estou brincando, óbvio, mas vai ser legal assistir. Ah, e no trevo já tem uma trilhadeira! Alguém sabe que “bicho” é este?
AGENDE-SE
– Hoje tem a 8ª FEICIC no Colégio Imaculada Conceição. A Feira de Iniciação Científica do Imaculada ocorre no período da manhã e da tarde, com a premiação às 18h30 no ginásio do colégio.
– Quem também está organizando sua Feira de Iniciação Científica é a Escola Carlos Raush, no sábado pela manhã, com premiação às 10h45.
– Por fim, só posso dar os parabéns a Dois Irmãos e Morro por fincarem a bandeira do café colonial, cada um com um evento diferente, para despertar na mente do visitante que aqui nasceu o café colonial e que aqui o turista está bem servido.
– Agora, porque “misturamos” os dois cafés coloniais? Porque antigamente o café colonial era chamado de “Café com Mistura”. E porque no turismo, Dois Irmãos e Morro Reuter são um só, ainda mais na parte gastronômica. Temos empresários daqui que são donos de restaurantes ou cafés no Morro e vice-versa. A Clarice é vizinha aqui, por exemplo, mas tem o Café na Fazenda, lá na Fazenda Padre Eterno. E por aí vai. Mais uma vez, parabéns a todos!
– A mensagem positiva do dia, de autor desconhecido: “Tenha coragem e ousadia para perseguir seus sonhos”.
