Geral
Começo de Conversa – 15/10/2025
Dois Irmãos
Mauri Marcelo ToniDandel
PIONEIROS
-Hoje tem o encontro dos professores pioneiros no Paradouro. O encontro vai reunir os professores do tempo que Dois Irmãos ia daqui até quase Caxias, marcando o reencontro de professores daqui, do Teewald e de Morro Reuter.
– Nossa homenagem aos professores pelo seu dia e o meu obrigado a todos os mestres com os quais aprendo até hoje.
-Alguns anos, citamos aqui dezenas ou até mais de uma centena de professores da nossa cidade. Em um dos anos, buscamos com 5 ou 10 pessoas da cidade a indicação dos seus professores da infância e citamos a lista de nomes aqui. Hoje não faremos esta citação, pois sempre fica alguém de fora. E esse não é o objetivo, mas, sim, homenagear todos os professores, pois só chegamos onde chegamos, graças a um professor, que muitas vezes acaba sendo um pai, uma mãe, um mestre pastoreando ovelhas.
TEEWALD X NORUEGA
E já que hoje a Começo é só de coisas boas. Vamos com mais uma curiosidade legal.
O nosso caderno da Emancipação do Teewald foi parar sabe onde? Na Noruega!
O entrevistador virou entrevistado, pois o Cleiton (que é nosso jornalista e mora lá agora) deu entrevista para o jornal de lá da Europa.
Acima da foto, caro leitor, aparecem duas frases para você aperfeiçoar o seu norueguês, que em tradução livre, quer dizer: “A diferença de fuso horário talvez seja a parte mais difícil de trabalhar assim, explica Cleiton” e a outra: “Quando termino de escrever uma história aqui, eles mal estão acordando (no Brasil)”.
Viu como a Começo é cultura? Agora você já sabe um pouco de norueguês. Na legenda da foto, diz: “Cleiton criou um jornal inteiro com artigos do seu apartamento aqui em Volda. A iniciativa marca o 37º aniversário da sua cidade natal, Santa Maria do Herval”. A foto é de Benedikte Fagehol Vartdal. O nome do jornal é Møre-Nytt, que, sinceramente, não sei o que quer dizer.

Cleiton Zimer, da Noruega, continua sendo nosso jornalista
COLUNA DOS PARABÉNS
– Está chegando a hora: o galeto dos doadores de sangue ainda tem cartões no Diário. Corre!
– No sábado, 18, tem o coquetel de entrega das chaves do maravilhoso Residencial Orquídea.
– A mensagem positiva do dia traz a essência do nosso muito obrigado aos professores que não guardam o conhecimento adquirido somente para si. “Quem não senta para aprender, não é digno de se levantar para ensinar”, do Pedro Brair, fundador das farmácias São João, que, mesmo sendo bilionário e palestrante, dias atrás sentou como aluno para participar do método CIS, do Paulo Vieira. Aprender sempre!
