Geral

Começou cedo o movimento na Feira da Colônia Japonesa de Ivoti

26/06/2022 - 10h49min

Atualizada em 26/06/2022 - 13h28min

Ivoti – Os portões da Feira da Colônia Japonesa abriram às 9h da manhã deste domingo, e desde cedo já havia pessoas visitando e comprando as iguarias, entre as quais o guiosá, que é o famoso pastelzinho cozido. O evento tem uma variedade de produtos que vão desde as frutas, verduras, raízes, bolinho de arroz, biscoitos, pães, sucos, flores e artesanato, entre outros. Ao meio dia os visitantes podem almoçar no local, com sushi e peixe assado.

IMIGRAÇÃO JAPONESA TEM 114 ANOS NO BRASIL

A programação da Feira da Colônia Japonesade Ivoti está ainda mais especial. O evento objetiva ainda homenagear os 114 anos da imigração japonesa no Brasil e, para isso, estará repleto de atrações e terá presenças ilustres, além, é claro, dos expositores locais. A chegada em Ivoti foi no final da década de 1960, para ser mais exato chegaram, em 20 de dezembro de 1966.
Um dos destaques será a presença do cônsul do Japão no Rio Grande do Sul, Takashi Yokoyama. A soprano internacional Eiko Senda, que mora no Uruguai e está cumprindo agenda na região, também estará presente.
“Esta e a maior colônia Japonesa do RS, com aproximadamente 20 famílias e Shiga é o estado Co-irmão do RS, e a vinda do cônsul será para fortalecer os laços de amizade com a colônia e com o povo de Ivoti”, afirmou paulo Ushida, diretor da Associação de Professores de língua e Cultura Japonesa do RS e Santa Catarina.

QUAIS AS ATRAÇÕES

Estão previstas diversas atrações, entre as quais: judô, kendô, aikidô, naginata, iaidô e jodô. As 11h25, a monja Kokai fará uma oração. Também estão previstas danças típicas e um recital de cordas, dentre outras opções que os visitantes poderão encontrar na feira. A soprano intewrnacional Eiko Senda estará presente. A atividade festiva é organizada pela Feira na Colônia Japonesa, com o apoio da Prefeitura e outros apoiadores.

Confira toda a programação

9h – Abertura da feira
10h – Apresentação de judô
10h50 – Danças típicas e tambores japoneses
11h245 – Oração com Monja Kokai
12h – Recital de Cordas com Quarteto Tao
12h10 – Apresentação da soprano internacional Eiko Senda
13h30 – Apresentação de Kendô
15h – Apresentação de Aikidô
15h30 – Apresentação de Naginata
15h35 – Apresentação de Iaidô
15h45 – Apresentação de Jodô
16h – Apresentação da Cerimônia do Chá
17h – Encerramento

Memorial

Um dos grandes atrativos é o Memorial da Colônia Japonesa. Nele, é possível contemplar muitas peças e detalhes da história dos imigrantes na região. Um acervo cultural e histórico, que mostra o valor os descendentes diante da trajetória de seus antepassados. Os visitantes também podem acompanhar o programa previsto para a área da feira, ou no ginásio da ACENB, na rua Sakura, 1353.
É possível adquirir ingresso espontâneo via pix, utilizando o e-mail quartetotao@gmail.com. A programação ocorre mesmo em caso de chuva. Mais informações no link https://www.facebook.com/fenacolojapoti.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário