Destaques
Comerciantes e moradores estão tendo prejuízos com a falta de energia em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Já se passaram 18 horas e parte da Rua Professor Laurindo Vier, no Centro, segue sem energia elétrica. Muitos comerciantes não conseguem nem sequer trabalhar e, nas residências, alimentos estão descongelando.
O problema começou na manhã de terça-feira, 22, quando um caminhão enroscou na fiação e, além de arrancar alguns cabos, também entornou o poste. Ao ser acionada uma equipe da RGE foi ao local e desconectou a rede para trocar a estrutura, o que estava previsto para acontecer durante a noite ou manhã de hoje, porém, até agora (14h), nada foi resolvido.
“Tive que manter as portas do estabelecimento fechadas, não tem condições de trabalho. Hoje tudo gira em torno de energia, sistemas; cada vez mais complexa essa parte. Não temos como saber o valor de um produto, nem atender os clientes pelo Farmácia Popular”, disse Claudinei Silva. Os clientes da farmácia, que vem de longe para pegar algum medicamente, saem inconformados.
Para evitar que a estrutura venha a cair a RGE colocou um poste auxiliar, de improviso. “Daí não precisavam ter cortado a luz do pessoal. Mesmo com poste torto e fios baixos, ainda tínhamos luz”, reclamou Giamo Ruan da Veiga.
Falta de comunicação
Os moradores dizem que há falta de comunicação entre a empresa responsável e a terceirizada que efetua as manutenções. “Vem um para desligar a luz, outro para cavar o buraco, outro para religar a rede”, afirmou Claudinei.
Além disso destacam as falsas previsões. Ontem, um cliente recebeu resposta que o retorno seria às 9h12 desta quarta-feira, ao questionar novamente, informaram 19h37; após, passou a ser 23h15. “É lamentável isso em pleno século 21. A demanda que existe hoje, tudo se baseia na energia elétrica”, conta Claudinei, dizendo que, nas casas, os moradores estão perdendo os alimentos congelados.
Ontem a RGE respondeu que “caso seja identificado risco iminente, o poste será substituído em caráter de urgência. Caso contrário, a troca entrará no cronograma de obras da empresa”.
A empresa, entretanto, não respondeu o questionamento quanto a demora da manutenção feito na manhã desta quarta-feira.