Geral
Comitiva de Nova Petrópolis pede flexibilizações de horário na BR-116

Horário de fluxo poderá ser ampliado em três horas e meia
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Uma comitiva de Nova Petrópolis esteve em Porto Alegre na segunda-feira (31) para pedir a flexibilização das regras de trânsito na BR-116, no trecho entre o centro de Nova Petrópolis e o Vale do Caí. A comitiva esteve no Dnit e apresentou, entre as reivindicações, a ampliação do horário de trânsito permitido no trecho, da regra atual (das 7h às 17h30) para o período das 6h às 20h. Também foi solicitado um estudo para a liberação em tempo integral, através de semáforo. “Sabemos que as flexibilizações envolvem questões técnicas e não queremos que se abra mão da segurança. Mas também acreditamos que há uma margem segura para diminuir as atuais restrições. Aguardamos o retorno do Dnit sobre as nossas demandas”, diz o prefeito Jorge Darlei Wolf.
QUEDA DE 40% – Dois eventos de Nova Petrópolis já foram impactados diretamente pelo fechamento, mesmo que parcial, da BR-116. Em entrevista, o secretário de Turismo, Rodrigo Santos, apontou que houve uma redução de 40% de público visitante em Nova Petrópolis desse a primeira queda de barreira, ainda na metade de junho. Do turismo, o escoamento da produção agrícola, transporte de pacientes da saúde, deslocamento de estudantes e transporte de materiais de construção para obras também estão causando transtornos para as comunidades que dependem do trecho para deslocamento.
Entidades unidas
Além da Prefeitura, Câmara de Vereadores e entidades como a Acinp e a CDL participaram do ato solicitando mudanças no modo em que está sendo trabalhado o sistema siga e pare