Conecte-se conosco

Geral

Concurso “Namorada de Nova Petrópolis” recebe críticas da população

27/12/2022 - 17h27min

Comentários negativos em relação ao nome do concurso (Créd.: Redes Sociais)

Nova Petrópolis – Divulgado na manhã desta terça-feira, 27, o concurso para escolher a “Namorada de Nova Petrópolis”, com o intuito de divulgar o município e resgatar um “antigo e prestigiado” concurso de beleza, segundo o secretário de Turismo, Rodrigo Santos, parece não ter agradado ao público.

Na postagem da Prefeitura em sua página do Facebook às 10h59 de hoje, os comentários até o momento são quase 100% contrários ao concurso. Entre as justificativas estão a já existência das soberanas do Folclore, que fazem um trabalho de divulgação, mas principalmente acusações de machismo. “Concursos como esse que enaltecem a beleza da mulher e, ainda, com esse nome ‘namorada’ contribuem para a objetificação da mulher. Isso está dentro da cultura que acaba por incentivar situações que envolvem a violência, dentre outros problemas”, escreveu uma das usuárias.

Os demais comentários seguem a mesma linha: “O concurso em si já é ruim, onde a beleza vem antes de qualquer outro quesito. Mas isso porque as mulheres ainda são vistas na sociedade dessa forma. Primeiro tem que ser bonita, depois vem todos os outros atributos”, escreveu outra. “Acho legal fazer um concurso para escolher uma representante do município mas convém repensar o nome para esta soberana. O termo ‘namorada’ é machista e vai contra o que nós mulheres lutamos tanto para mudar, que é a figura da mulher no lugar de objeto, de pertencer a alguém”, disse uma terceira.

Resgate históricos

O secretário Rodrigo Santos disse estar ciente das críticas, mas que a ideia é valorizar e oportunizar às mulheres um momento como esse. Ele explica também que concurso “Namorada” era realizado há muitos anos, tendo sua primeira edição em 1979 e Rejane Lüdke como vencedora. “O concurso foi criado para angariar recursos para a construção da Biblioteca Pública e outras questões sociais, como se manteve até a última edição, em 1990”.

Santos acrescenta que o nome não será alterado, pois não há um olhar pejorativo, mas sim de enaltecer a mulher de Nova Petrópolis. “Queremos retomar essa parte histórica e relembrar algo que marcou a vida de milhares de jovens naqueles anos. Resolvemos retomar o concurso, utilizando a mesma denominação e mantendo o objetivo principal, o cunho social, além da promoção da cidade, através de alguém que pudesse nos auxiliar nas divulgações do município, como já é bem feito pelas demais soberanas”, disse.

Nesta edição, a entidade que será beneficiada com o concurso será o Corpo de Bombeiros Voluntários, que receberá o valor da venda dos ingressos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.