Conecte-se conosco

Geral

Confira todas as atrações do 2º Café da Colônia e 4º Arte na Praça

21/06/2018 - 13h56min

Morro Reuter – Dia 30 de junho e 1º de julho será a vez de conferir a segunda edição do Café da Colônia, que pretende repetir o sucesso de sua primeira edição, trazendo algumas novidades para os moradores e visitantes. O evento, que estará recheado de gostosuras da gastronomia colonial, todas produzidas em Morro Reuter,  segue no mesmo local – o entorno da Praça Municipal  José Paulo Sabá  Meyrer, onde paralelamente ocorrerá o 4º Arte na Praça. A realização é da Prefeitura de Morro Reuter, em parceria com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rota Romântica e Associação Cultural de Morro Reuter, e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do RS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
O público encontrará no Café da Colônia,  feira da agroindústria e de produtos coloniais, com delícias  que não podem faltar no tradicional ‘café com mistura’: cuca, schimiers, pão, nata, bolachas e muito mais, tudo feito no município e comercializado diretamente pelos produtores. Já no prédio ao lado da Biblioteca Municipal, será servido o ‘Kit café’, que este ano custará R$ 19,00 e terá mais itens: além de pão, cuca, rosca de polvilho, bolo, torta, linguiça, queijo, nata, mel e schimier, ganhará bolacha,  ovo de codorna curtido, pepino e pastel, além, é claro, de café e chá a vontade.
A prefeita Carla Chamorro enfatiza que será mais um evento para curtir com toda a família e valorizar uma tradição da mesa de Morro Reuter. ‘No ano passado o evento foi um sucesso, atraindo visitantes de várias partes do Estado, o que nos deixou muito satisfeitos e com motivação para ampliarmos o evento, valorizando nosso típico café com mistura, que sempre fez parte da mesa de nossas famílias’.
Como na edição do ano passado, além do prédio onde será servido o Kit Café, a festa contará com estrutura de lona montada na Rua Independência, com mesas e cadeiras onde as pessoas também poderão sentar e degustar o café, ao som das típicas bandinhas alemãs ou visitar os estandes e escolher os produtos coloniais que desejarem. Na praça, também poderão conferir os diversos shows musicais do Arte na Praça e visitar os estandes com artesanato, artes plásticas, que incluem mosaicos, restauro de móveis, biscuit, mandalas, cerâmicas, pinturas, antiguidades. A festa terá, ainda, cervejas artesanais, praça de alimentação e comercialização de mudas e produtos à base de Lavanda, brinquedos infláveis, jogos germânicos, concurso de cucas, rústica e passeio de trator.

CONCURSO DE CUCAS: A tradição das cucas alemãs está muito enraizada em Morro Reuter, onde em muitas casas existe um ‘chef das cucas’, que faz deliciosas massas, e recheios de dar água na boca! Pois para valorizar essa tradição, o 2º Café da Colônia terá seu primeiro ‘Concurso de Cucas’. Nele, todos que sabem e gostam de produzir suas cucas, poderão abusar da criatividade e mostrar, com suas receitas, a delícia dessa herança alemã. Para participar, é preciso ser morador de Morro Reuter e fazer sua inscrição gratuita até 28 de junho. As três melhores cucas receberão premiação especial.
As cucas serão avaliadas por uma comissão, dia 30/6, a partir das 14h, durante o Café da Colônia. Eles avaliarão a apresentação do produto, o corte dos pedaços, textura e sabor da massa e do recheio, equilíbrio e harmonia entre os sabores, inovação e criatividade.  As inscrições devem ser feitas até 28/6, na Prefeitura de Morro Reuter (Travessa 1º de Maio, 16, Centro), ou na Emater (Rua Anita Garibaldi, 250, Centro), e no ato da inscrição é preciso apresentar comprovante de residência, cópia do RG e do CPF, além de cópia da receita da cuca. Contatos pelo e-mail [email protected]

JOGOS GERMÂNICOS: Debulhar milho e cortar lenha serão algumas das provas dos Jogos Germânicos, uma das novidades da segunda edição do Café da Colônia, dias 30/6 e 1º de julho. Os jogos ocorrerão às 15h do sábado e do domingo, com diversas provas abertas à todos os visitantes da festa, garantindo muita diversão! Não é preciso fazer inscrição prévia para participar.

RÚSTICA: O 2º Café da Colônia de Morro Reuter também terá um momento para se exercitar, em meio às belas paisagens do município! Será a 1ª Rústica Café da Colônia, que tem inscrições até o próximo dia 28, e será realizado dia 1º de julho (domingo), dividida em diversas categorias. A concentração será no ginásio Municipal (Rua Bento Gonçalves, 139, Centro) e o evento terá premiações para os melhores de cada categoria, além de medalha de participação para todos os participantes. O evento integra a programação do 2º Café da Colônia, é organizado pela Wommer Running e tem apoio da Prefeitura de Morro Reuter. As provas das categorias infantis iniciam às 8h30, divididas nas faixas etárias de 2 a 6 anos, 7 a 9 anos e 10 a 15 anos, com distâncias de 100m a 1 km, e não tem valor de inscrição. Já a prova adulta terá inicio às 9h, com distância de aproximadamente 6 km, e o valor de inscrição será de R$ 30,00. Mais informações e link para inscrição AQUI.

BERÇO DO CAFÉ COLONIAL: Morro Reuter foi o berço do café colonial, na época em que ainda era distrito de São Leopoldo – e depois de Dois Irmãos, que ostenta o título de Capital do Café Colonial. Mas foi em Morro Reuter, à beira da estrada federal (BR-116), que nasceu o simplesmente chamado ‘café com mistura’, origem do que veio a se tornar atração turística, até os dias de hoje. Ainda nos anos 50, restaurantes da localidade, junto à rodoviária, começaram a servir um café reforçado por muitos produtos da colônia alemã. O mesmo café era tradição nas casas dos moradores da localidade.
Junto com o café, serviam pães, roscas de polvilho, cucas, queijo, linguiça, morcilha, queijo-de-porco, nata, requeijão, mel, salsicha bock, rocambole, rabanete e pepino. Tudo de produção própria. Assim surgia, em Morro Reuter o famoso café colonial.

PROGRAMAÇÃO – 2º CAFÉ DA COLÔNIA
30/06/2018 – Sábado
9h30min – Abertura Oficial do 2º Café Da Colônia, com apresentação de ‘Herta No Café Da Colônia).
Apresentações Culturais das escolas.
10h – Início do café com Banda Típica Alemã Macht Music. Abertura dos estandes.
15h – Apresentação de grupos de danças. Sorteio do Programa Municipal de Educação Fiscal.
13h às 17h-  Grupo Só Alegria (Município 15 de Novembro).

01/07/2018 – Domingo
9h – 1ª Rústica Café da Colônia de Morro Reuter.
10h – Início do café com participação especial de Mauro Harff.
Abertura dos estandes.
15h- Apresentação teatral: Receitas da Tia Herta (Curto Arte Companhia de Teatro).
14h ÀS 18h – Banda Típica Alemã Baila Baila, com participação de grupos de dança.

Leia mais:
Padaria Becker em ritmo junino
Transexual é espancada até a morte e autor do crime é jogador de futebol
Operação Fidalga prende suspeita de desviar valores de clientes

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.