Destaques

Conheça os municípios destaques em governança na região

24/07/2019 - 09h18min

Região – Governar é preciso, e a importância de uma boa gestão, aliada a serviços públicos de qualidade, faz a diferença na qualidade de vida para os cidadãos. Recente ranking do Conselho Federal de Administração (CFA) levantou dados de todos os municípios do País.

Foram avaliadas questões gerais, como educação, saúde, segurança, finanças e habitação, até específicas às Prefeituras, como transparência, situação da Previdência e custo do Legislativo.

No geral, o chamado Índice de Governança Municipal (IGM) dividiu os municípios em grupos, reunidos conforme sua população e renda per capita apresentados. Os dados foram obtidos por fontes públicas, como Datasus, INEP, ministérios e secretarias federais, e correspondem aos anos de 2016 a 2018, de acordo com a disponibilidade.

Ainda, uma nota de 0 a 10 foi atribuída. Três grandes indicadores compõem o índice: Finanças – recursos e gestão fiscal dos municípios, Gestão – práticas de administração adotadas pelas cidades e Desempenho – resultados das políticas públicas em geral à sociedade.

Colocações

Entre os municípios da Encosta da Serra, o melhor ranqueado na média geral de itens é Dois Irmãos, que tem nota final de 8,05. Figura na 10ª colocação geral no Rio Grande do Sul, e 37ª entre os 551 municípios brasileiros com 20 a 50 mil habitantes e renda per capita acima de R$ 14.460. Dois Irmãos também tem nota 10 no indicador Transparência, junto com outras 32 cidades.

Em seguida, aparece Ivoti, com nota 8,01, 15º no Rio Grande do Sul e 42º no mesmo grupo em que o município vizinho está. Após, vem São José do Hortêncio, com nota 7,91, posição 29 no Estado e 76 em seu grupo de 1.905 municípios (até 20 mil habitantes e renda per capita acima de R$ 15.028).

Porém, considerando apenas as Finanças, Hortêncio é destaque, constando na 3ª colocação no Rio Grande do Sul. Outros destaques do índice na área de cobertura do Diário mostram Picada Café com nota 10 no indicador Educação – um dos quatro municípios líderes de classificação do RS – e nove municípios com 10 em custo do Legislativo (exceções são Lindolfo Collor e Linha Nova).

O que dizem os líderes do ranking

Tânia da Silva, prefeita de Dois Irmãos (Créditos: Cleiton Zimer)

Em Dois Irmãos, a prefeita Tânia Terezinha da Silva parabenizou a equipe de trabalho. “Nos orgulhamos muito deste índice, pois reflete o compromisso que temos com os recursos públicos, com responsabilidade e transparência na gestão. Viemos em uma crescente muito grande. O prefeito e vice não fazem isto sozinhos. Queremos atingir índices ainda melhores, e este é nosso desafio”, disse ela.

 

Egídio Grohmann, prefeito de Hortêncio (Créditos: Alex Günther)

O prefeito de Hortêncio, Egídio Grohmann, afirma que o bom desempenho em Finanças é um mérito da comunidade. “É um conjunto de fatores que resulta isso, e ficamos bastante animados, embora façamos um esforço para melhorarmos ainda mais. É uma boa notícia que nos motiva a ser honestos. Somos fiscalizados e não jogamos nenhum centavo fora”, afirma ele.

 

Marcelo Marin, secretário de Educação e Cultura de Picada Café (Créditos: PMPC)

A nota 10 em Picada Café foi celebrada pelo secretário de Educação e Cultura, Marcelo Marin. Para ele, alguns fatores fazem com que este índice seja alcançado. “O primeiro deles é a qualificação do nosso corpo docente, além da qualidade de professores, atendentes e servidores. Buscamos também valorizar nossos profissionais e manter equipamentos de ponta em escolas. Temos também o olhar muito atento na inclusão social e a participação atuante das famílias”, comenta Marin.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário