/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Geral

Conheça Schmitinho: o jardineiro de Picada Café que virou escritor

14/06/2018 - 11h38min

Picada Café – Ele é solteiro, tem 34 anos, já fez de tudo na vida e agora acrescentou mais uma profissão no seu currículo, escritor. Cleiton Paulo Schmidt, ou simplesmente Schmitinho, como é conhecido, lançou um livro que conta parte de sua história, uma edição limitada cheia de poesias, pensamentos e textos.

SONHO DE CRIANÇA

Schmitinho já foi agricultor, alumbrador (fazedor de cerca), vendedor de livro de porta em porta, industriário, operário da Secretaria de Obras de Picada Café, construtor e desde 2013 é técnico em paisagismo, formado pela Escola Bom Pastor, de Nova Petrópolis. Mas o dom de escrever provém da infância. Ele conta que, ainda no Ensino Fundamental, no Colégio Medicci, na cidade de Campo Erê, em Santa Catarina, era incentivado a escrever poesias. “Desde criança eu gostava de escrever poesias. Me lembro que a professora, quando havia dissertação, me pedia para eu escrever poesia”, lembrou. Desde a infância ele escreve. “Acredito que tenho mais de mil histórias e poesias escritas”, declarou.

HISTÓRIA DE VIDA

O livro Tesouros da Alma conta a história de vida de Cleiton. Grande parte dele foi escrito em viagens de moto, uma paixão que Schmitinho mantém desde os 20 anos, quando adquiriu a primeira moto. “Só para Santa Catarina, onde tenho um irmão e uma irmã, devo ter feito umas 35 viagens. Sem falar no nosso Estado. Gosto mesmo é de viajar, conhecer parques, cachoeiras, uma vida na natureza. É ali que costumo escrever minhas poesias”, contou. Outra coisa que influenciou o escritor foi a Síndrome de Tourette, a qual enfrenta a luta desde os 8 anos de idade. “No passado, como sou de uma família humilde, simples, se achava que era um ‘cacoete’. Nessa doença a pessoa comete atos involuntários e vocalização de sons. Desde 2017, quando comecei a me tratar com o quinto psiquiatra, consegui estabilizar a doença. Toda essa minha história, de que devemos acreditar, pesquisar, sempre em busca da cura ou de uma vida melhor, conto no livro”, descreveu.

SÃO 500 EXEMPLARES

O livro Tesouros da Alma está à venda em pontos específicos. São 500 exemplares ao todo. Porém, cerca de 60 foram vendidos em duas semanas. Em Picada Café os pontos de venda são Farmácia Esperança, Posto e Tenda do Umbu, D’Lirios Presentes, Greice Hair Salão de Beleza, Padaria Beija Flor, Biblioteca Municipal José Lutzenberger, e em breve no Parque Jorge Kuhn. E a vida de Schmitinho continua a mesma. Ele, inclusive, já está escrevendo uma segunda obra literária. O nome da edição ainda não está definida. “Quero ver se consigo concluir o novo livro até 2020”, declarou.

Inspiração em Pedro Marodin

O livro Tesouros da Alma foi inspirado numa obra literária do escritor Pedro Marodin. De acordo com Schmitinho, o amigo Neander Dahmer lhe indicou e emprestou o livro de Marodin. “Neste o escritor conta sua história, conta que percorria o Rio Grande do Sul de ônibus vendendo o livro. Com o tempo ele conseguiu comprar um carro e saiu para outros estados, tudo para que sua obra ganhasse o mundo”, declarou.

Edição do livro conta com 500 exemplares

Sair da versão mobile