Geral

Fundado em 1988, Conselho de Educação comemora 35 anos em Dois Irmãos

27/08/2023 - 08h02min

Atualizada em 27/08/2023 - 08h22min

Dois Irmãos – Na manhã desta quarta-feira (23), o Conselho Municipal de Educação (CME) de Dois Irmãos promoveu evento especial de aniversário para comemorar seus 35 anos de existência. O evento, realizado na Câmara Municipal de Vereadores, reuniu ex-presidentes e ex-conselheiros, os atuais conselheiros, profissionais da educação, autoridades e conselheiros de outros municípios.

A HISTÓRIA
Criado em 24 de agosto de 1988, nasceu como órgão de cooperação vinculado ao Gabinete do Prefeito, passou por um período com atividades restritas, sendo restabelecido em 1998, com vinculação ao Conselho Estadual de Educação até a criação, em 2002, do Sistema Municipal de Ensino de Dois Irmãos e da consolidação da gestão democrática na educação municipal, conferindo ao CME de Dois Irmãos, maior respaldo para as decisões do órgão colegiado.
De acordo com o atual presidente do CME, Vilson Francisco Selch, durante o período o conselho contribuiu significativamente para a Educação de Dois Irmãos, exercendo papel articulador e mediador das demandas educacionais junto aos gestores municipais. “O que aprendemos neste tempo de exitosa experiência enquanto membros do conselho é que o conselheiro deve ser um estudioso, pesquisador, debatedor, intelectual da legislação escolar, visando garantir um direito da cidadania”, destaca Vilson.

DONA HILÁRIA
Uma das pessoas convidadas a contar um pouco da história do trabalho do Conselho Municipal de Educação foi a professora, especialista em orientação educacional, Hilária Arnold Kreuz, que, até 2008, foi por 20 anos ininterruptos, secretária Municipal de Educação de Dois Irmãos. Hilária que também assessorou vários municípios na área da educação, destacou que junto com o conselho sempre aprendeu muito. “Aprendemos muito juntos sempre”, enfatiza Hilária. Durante sua fala, lembrou de várias iniciativas realizadas com a parceria do conselho, em prol da educação, como o primeiro concurso para pedagoga em Dois Irmãos. Ao final, Hilária agradeceu o convite e lembrou que se deve sempre fazer o melhor, pensando nas crianças, lendo e estudando, pois isso faz parte da vida do educador.
Na sequência, o representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Charles Henrique Rosa dos Santos, que também é integrante do CME de Estância Velha, fez uso da palavra, destacando que o Conselho Municipal de Educação de Dois Irmãos é referência para toda região. “O município que trouxe a preocupação de criar o conselho municipal de educação há 35 anos e um dos primeiros, aqui da regional, a se tornar sistema municipal de educação, provoca não só a sua comunidade, mas provoca toda uma região”, enfatiza Charles.

QUE A PARCERIA CONTINUE
Quem também prestigiou o aniversário do CME, foi a secretária de Educação de Dois Irmãos, Denise Maria Maldaner, que destacou que o conselho de Dois Irmãos trabalha e atua no sentido de fomentar a educação da melhor forma possível. Denise, que já foi conselheira e vice-presidente do conselho municipal, lembrou que existe vários marcos importantes na educação de Dois Irmãos, destacando a consolidação do conselho municipal de educação, o sistema municipal de educação, a parceria com a Administração Municipal e Secretaria de Educação e a elaboração do plano municipal de educação. “É uma história de 35 anos e que esta parceira continue”, disse Denise revelando gratidão a todos os conselheiros pelo trabalho e pela parceria.
O prefeito em exercício, Juarez Stein, parabenizou a iniciativa, destacando que, pelo número de anos e por tudo que foi construído, a ocasião merece celebração. Juarez destacou que tudo passa pelo conselho, lembrando que o órgão faz parte, junto com a gestão e da secretaria de educação, da administração das ações de educação. Juarez disse que o investimento em educação é alto, como nunca antes houve, pois foram agregadas várias melhorias na educação e isso tudo, também passa pelo conselho. Por fim, Juarez lembrou dos desafios postos para a sociedade. A tecnologia, inteligência artificial e a ansiedade das crianças e jovens, também devem estar na pauta do conselho. “Para encerrar a única coisa que peço é que não percam a humanidade, e façamos o melhor para nossas crianças sempre”, concluiu Juarez.
O aniversário do Conselho Municipal de Educação abriu com a apresentação do grupo de danças alemãs da APAE e também teve a fala da professora e primeira pedagoga concursada da Prefeitura de Dois Irmãos, Maria Beatriz Friedrich, que foi presidente do CME-DI entre 2010 e 2014.
O Conselho Municipal de Educação tem função deliberativa, consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. O órgão é composto por pessoas de diversos segmentos da sociedade, que se reúnem, uma vez por semana, na sede própria do CME, que fica na Avenida São Miguel, nº 1619 no Centro de Dois Irmãos.
Atual composição do CME-DI
Titulares
Presidente: Vilson Francisco Selch (ACPM/CE)
Vice-presidente: Celsi Lambrecht Richter (Professores Municipais – Ensino Fundamental)
1ª Secretária: Carolina Preussler (APAE)
2ª Secretária: Ana Liliam Esswein (Secretaria de Educação – Educação Infantil)
Ivana Soligo Collet (Poder Executivo)
Morgana Melo de Melo (Professores Municipais – Educação Infantil)
Matheus Klauck Blume (Escolas Particulares de Educação Infantil)
Rejani Butzen (Secretaria de Educação – Ensino Fundamental)
Ana Paula Closs (FADI) – Juliana Trentim (ACPM/CE)
Suplentes
Claudete Rejane Schneider (ACPM/CE)
Olinda Elisandra Silveira da Silva (Professores Municipais – Ensino Fundamental)
Rovana Eich dos Santos (APAE)
Rejane Maria Atz Juver (Poder Executivo)
Leandro Alex Heckler (Secretaria de Educação – Educação Infantil)
Tatiane Altenhofen (Professores Municipais – Educação Infantil)
Anelise Klauck Blume (Escolas Particulares de Educação Infantil)
Cristina Stoffel Görgen (Secretaria de Educação – Ensino Fundamental)
Micheli Andréia Boufleuer (FADI)
Naíza Regina Provenzi de Paula (ACPM/CE)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário