Destaques
Cooperativa Planalto: diariamente, um festival de produtos da colônia
Os moradores de Gramado e os visitantes da cidade podem conferir diariamente uma bela demonstração da diversidade e da qualidade dos produtos que estarão vinculados à marca Gramado Colonial, prestes a ser apresentada pela Cooperativa Planalto. Junto ao mercado da instituição (rua Senador Salgado Filho, 323) é realizada uma feira com diversos produtos dos associados.
A venda acontece de terça-feira a sábado. A cada dia um grupo diferente de associados oferece seus produtos.
Sexta-feira, por exemplo, é o dia de André Tomazi e a esposa Alessandra da Silveira. O casal de Linha Ávila cultiva e vende hortaliças orgânicas como alface, couve, brócolis, repolho e temperos verdes. Dependendo da época do ano há frutas como abacate, figo, uva, laranja e bergamota. Em alguns casos, além da fruta, são oferecidas geleias e ainda diversos tipos de biscoitos, com opções como os amanteigados, pintados ou feitos com ingredientes como coco, milho ou canela.
Também em sextas-feiras, Bruno e Rosana Fattori vendem produtos oriundos de sua propriedade, em Linha Tapera. Destaque para os ovos de codorna, oferecidos em conserva (apenas com vinagre, sal e água). São 600 codornas na propriedade, com uma média de 400 ovos ao dia. Na banca de Bruno e Rosana também são encontradas bolachas de polvilho ou amendoim e alfajores de maisena. Para os alfajores, eles pretendem começar a usar doce de leite fabricado na propriedade. Em breve também devem ser produzidas barras de cereais.
Normélio Pereira de Souza, da Serra Grande, dedica-se à venda de mudas de hortaliças como alface, tomate, pepino e pimentão. Em média, são comercializadas 200 bandejas de mudas por semana. No caso das mudas, a venda é feita diariamente.