Geral
Cooperativa Unicardoso conta com 28 integrantes em Herval
Herval – Estimulados pela ideia de oferecer mais oportunidades de aprendizado e de formação cidadã na escola, desde outubro de 2012, alunos e professores da E.M.E.F. Maurício Cardoso, fundaram a Cooperativa Escolar. No início eram 18 associados e atualmente são 27, geridos pelo atual presidente Alesson Schmitz e coordenado pelos professores Eduardo Cardoso Teixeira e Raquel Fenner Gressler.
Nesse período a UNICARDOSO passou por mudanças, nunca deixando de lado o espírito de trabalho cooperativo. Reformulou-se para acompanhar a evolução dos contextos escolares e sociais. Hoje trabalha com a coleta e a separação do lixo, produção e comercialização de trufas e de sabonetes para as mãos. Para isso a escola cede alguns espaços, nos quais os alunos produzem os produtos, que são chamados de objetos de aprendizagem.
Proposta é resgatar atividades exclusivas do âmbito rural.
Aprendizado
A cooperativa é destinada ao aprendizado dos alunos, que participam de diversos momentos, nos quais adquirem novos conhecimentos, trocam ideias e colocam na prática os conceitos adquiridos nas disciplinas da sala de aula. Eles fazem reuniões e debates nos quais planejam e organizam ações em prol dos demais alunos, da escola e da comunidade. Produzem e vendem os objetos de frutos de sua aprendizagem, organizam o caixa da cooperativa, redigem as atas das reuniões, fazem promoções, dentre outras atividades.
NOVOS PROJETOS
A UNICARDOSO quer alçar voos e possui muitos projetos. Um deles envolve a aproximação com a comunidade local, por meio da produção de trufas e sabonetes naturais, que contenham ingredientes mais saudáveis, produzidos no bairro ou pela própria cooperativa. Outro inclui a criação de espaços para o desenvolvimento de oficinas visando a ensinar aos alunos uma economia sustentável, onde possam produzir em pequena escala ervas medicinais, verduras e mudas de árvores nativas. Dessa maneira incentivar o consumo de produtos orgânicos, além do reflorestamento e da conservação da mata ciliar do Rio Cadeia. Além disso, pretende expandir o projeto de reciclagem do lixo, envolvendo a comunidade local, através de campanhas que estimulem a separação adequada do lixo produzido nas residências do bairro e, na mesma proporção, aumentar a coleta e a conscientização da importância de tal prática para a preservação do meio ambiente.
Cooperativa Unicardoso participa de feiras e mostras de trabalhos
Mais espaço
Pensando nessa evolução, solicitaram à Prefeitura a cedência do prédio atualmente desativado, onde funcionava a antiga Escola Municipal Padre Teschauer, localizada na Comunidade de Padre Eterno Baixo. Eles querem ali implantar a nova sede da Cooperativa UNICARDOSO, visando a ampliação dos trabalhos, assim como o envolvimento da comunidade escolar nos trabalhos realizados pela instituição. A proposta quer resgatar atividades exclusivas do âmbito rural, tanto a produção de ervas medicinais, frutas e verduras, como a produção de mudas de árvores nativas.
Leia também:
Promotor vai recorrer para tentar novo julgamento da viúva de Herval