Geral
Copa do Mundo: comércio detecta aumento na venda de televisores em Ivoti
Por Geison Machado Concencia
Ivoti – A cada ano de Copa do Mundo, o comércio detecta aumento das vendas em televisores pelo Brasil. Não se sabem exatamente os motivos que levam a esse fenômeno, mas os números mostram que em 2018 houve uma elevação de 19% em relação ao ano anterior, no que diz respeito a compra desse produto.
Com base nesses dados sobre a Copa do Mundo, comerciantes enxergam uma oportunidade para fazer promoções e campanhas para alavancar as vendas. Além do mais, a competição esportiva será entre novembro e dezembro, o que gera ainda mais expectativa por parte do comércio.
Em Ivoti já é possível detectar esse fenômeno, pois o comércio local tem vendido ainda mais TV’s, às vésperas da Copa. Em alguns estabelecimentos, os aparelhos chegam a ser o “carro-chefe” das vendas nesta época. Nas lojas, há a sensação de que, neste ano, o movimento está ainda maior em relação ao das edições anteriores.
ESTOQUE
Para atender essa demanda, lojas tiveram que aderir a um sistema de estoque para não deixar seus clientes na mão. A procura é tamanha que na Colombo, por exemplo, o estoque precisou ser ampliado para ter os produtos a pronta entrega. Os modelos mais vendidos são os que possuem 50 e 55 polegadas.
Segundo a gerente da Loja, Clarice Friedrichs, as pessoas não querem esperar. “Quando compram, ficam ansiosas para levar logo e, claro, tentamos proporcionar o melhor atendimento, otimizado para cada cliente”, destaca.
IMPULSO NO COMÉRCIO
A gerência das Lojas Benoit de Ivoti está feliz com as vendas de televisores no estabelecimento. Valmir Berndt confirma que o impulso do comércio de TV se deu, principalmente, por causa da Copa do Mundo de 2022 no Qatar.
Aproveitando essa onda, a loja trabalha desde setembro com campanhas, contendo uma vitrine personalizada, repleta de aparelhos adornados com bandeiras do Brasil. O resultado não poderia ser outro, que não uma explosão nas vendas de televisores. “Os modelos de 60 polegadas são os mais vendidos. O que confirma a expectativa de que, na Copa do Mundo, é tradicional o aumento de vendas”, opina.
Proximidade com a Black Friday
O gerente das Lojas Becker de Ivoti, Francisco Modesto da Silva, relata que está muito ansioso com o movimento do final deste mês e durante dezembro, principalmente, por causa da Black Friday. “Essas datas especiais são impulsionadores das vendas para o comércio. E entre os produtos que se destacam e que chamam a atenção dos clientes são, justamente, os televisores”, conclui.