Geral
Coronavírus: bebê de seis meses é o novo caso suspeito no RS
Porto Alegre – Um bebê de seis meses é quinto caso suspeito de infecção por coronavírus no Estado. A confirmação foi dada nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. A criança é moradora da China e apresentou sintomas durante estadia com sua família em Porto Alegre. A criança teve febre e sintomas respiratórios leves, o que já é considerado requisito para suspeita da doença.
Em Canoas, um casal de 65 e 60 anos apresentou sintomas de gripe e febre após passagem pela China e estão em isolamento domiciliar e em monitoramento constante pela equipe de Vigilância Epidemiológica. O resultado dos exames é esperado para amanhã. Em Novo Hamburgo, onde também há a suspeita do vírus em um homem de 54 anos, que mora na China e está visitando familiares no município, não têm prazo para serem entregues, de acordo com a Prefeitura.
Ainda não saiu o resultado do exame para a suspeita de coronavírus em Morro Reuter
Até o final da tarde desta quarta-feira, 5, não havia sido divulgado o resultado do exame feito com a criança identificada com suspeita de coronavírus no município. A expectativa é de que amanhã os laudos estejam prontos, assim como no caso de Canoas. O boletim atualizado pelo Ministério da Saúde, com as informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde, informou que o Centro de Operações de Emergência (COE) registrou a diminuição de dois casos suspeitos em relação ao informe do dia anterior.
Agora, no Brasil, 11 casos se enquadram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019. O país segue sem casos confirmados. Os casos suspeitos estão estados do Rio de Janeiro (1), São Paulo (4), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (5). O Ministério da Saúde já descartou 21 casos. Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios.