Conecte-se conosco

Destaques

Corpo de Bombeiros comemora 15 anos hoje em Dois Irmãos

23/10/2019 - 14h33min

Atualizada em 24/10/2019 - 16h44min

Dois Irmãos – Um incêndio de grandes proporções em uma residência no bairro São João em 2002, cuja família carente perdeu tudo e comoveu a cidade, foi a motivação para um grupo de pessoas iniciar a luta para a fundação do Corpo de Bombeiros. Na época, as ocorrências de incêndios e acidentes com vítimas presas em ferragens eram atendidas por Novo Hamburgo. Um dos fundadores e integrante da primeira turma de bombeiros voluntários, Jerri Meneghetti, recorda o início desta história, que completou 15 anos ontem, dia 23 de outubro. “Aquele incêndio foi algo que nos comoveu. Lembro que funcionários de uma empresa ainda tentaram apagar as chamas com extintores, o que não adiantou, pois a casa era de madeira e as chamas logo destruíram tudo”, conta ele.

ERAM CINCO MILITARES E 27 VOLUNTÁRIOS 

Na época, em discussão com um grupo que já havia tentando implantar o trabalho na cidade, surgiu a ideia de fundar um Corpo de Bombeiros misto – com bombeiros militares e voluntários. O prefeito Juarez Stein concordou com a ideia e, após a formação de bombeiros voluntários e a realização de todos os trâmites para a instalação, no dia 23 de outubro de 2004 ocorreu a tão sonhada inauguração. A sede é na Av. 25 de Julho desde a fundação.

Inicialmente, o quartel era formado por 5 militares e 27 voluntários, passando para 8 militares e 44 voluntários. Com o passar dos anos, a sede foi ampliando e, atualmente, está em andamento uma obra para novos alojamentos e banheiro, o que irá oferecer maior conforto aos bombeiros, com ênfase para o espaço feminino. Hoje, o efetivo é de 14 militares e 13 voluntários. Em média, são atendidas 250 ocorrências por ano.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.