Geral
Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos: de prontidão 24 horas para servir e proteger
Por Cleiton Zimer
Nascida a partir da mobilização da comunidade, a história do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos teve início em1998. Já são 26 anos prestando serviços à comunidade, em diversas frentes, seja na prevenção e combate a incêndio, em buscas e salvamentos e ações de defesa civil.
Além de Dois Irmãos, os socorristas atendem também as cidades de Morro Reuter, Santa Maria do Herval e Picada Café, uma região de aproximadamente 50 mil habitantes.
Desde o início de março de 2023, o comando da corporação está sob a responsabilidade do 1º tenente Juliano Soares Napp, 45 anos, que já soma duas décadas de nos Bombeiros. Até janeiro, também comandava o quartel de Ivoti.
PRONTIDÃO 24 HORAS
Napp explica que atualmente contam com 14 bombeiros militares e 8 voluntários ativos compondo as guarnições diárias de serviço.
Cada equipe, sempre composta por 4 bombeiros, assume a escala às 8h, permanecendo até o dia seguinte, quando outra guarnição assume. “E assim estamos 24 horas de prontidão para atender ocorrências; além disso realizamos treinamentos internos, vistorias em estabelecimentos, toda parte administrativa do pessoal e a manutenção, limpeza do quartel e dos equipamentos”, pontua o comandante.
A necessidade de uma nova ambulância
A maioria das ocorrências atendidas são com a ambulância, envolvendo traumas como sinistros veiculares, motociclistas e quedas.
E diante disso surge um grande desafio: o de adquirir uma nova ambulância para atender as emergências. “Pois a nossa já está com cerca de 10 anos, e devido a demanda, precisamos de uma nova”, saliente Napp.
Além disso, direcionam esforços para sempre manter as instalações do quartel em condições de atender as demandas, “adquirir novos equipamentos de salvamento e substituir nossa frota de viaturas. Temos muito apoio de órgãos externos, como a Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores, Consepro, Foro Criminal e outras entidades que nos apoiam.”
EFETIVO SEMPRE PREPARADO
O comandante explica que o efetivo sempre está preparado através de treinamentos internos realizados quase que diariamente, e também cursos externos para qualificar o efetivo.
COMO FUNCIONAM OS ATENDIMENTOS?
As ocorrências atendidas, em sua maioria, chegam através do telefone de emergência 193.
“Temos um plantonista na sala de operações em tempo integral para receber esses chamados. Enquanto estamos com o solicitante na linha, pegando mais informações, a equipe que vai para o atendimento já inicia o deslocamento para o local.”
EQUIPE ESPECIALIZADA
Neste pouco mais de um ano à frente da corporação, Napp pontua que os socorristas que atuam no quartel são de extrema qualificação e profissionalismo. “Estão sempre se atualizando, e possuímos bombeiros especialistas em várias áreas de atendimento.”
Inclusive, tantos os militares como voluntários atuaram nos resgates das vítimas atingidas pelas fortes chuvas de maio, em São Leopoldo e Novo Hamburgo. Napp também auxiliou em São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Gramado.
A história da corporação
A história dos Bombeiros de Dois Irmãos começou em 1998, a partir da mobilização de pessoas da comunidade, com a criação da Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários do município. A formatação Corpo de Bombeiros Misto de Dois Irmãos aconteceu em 2003 por meio de convênio firmado entre Estado e Município.
Em 23 de outubro de 2004, foi inaugurado o Corpo de Bombeiros Comunitário de Dois Irmãos, composto de 01 sargento, 04 soldados e 28 bombeiros voluntários. Foi denominado pela Brigada Militar como 4º Grupamento de Combate a Incêndios, subordinado ao Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo. O comando na época era do 2º sargento Alcindo Roberto Severo Rodrigues.
No ano de 2007, a corporação de Dois Irmãos passou a ser denominada 3ª Seção de Combate a Incêndios, tendo como 1º comandante, o 1º tenente Edson Luis Maicá Severo. A formação da época tinha 8 bombeiros militares e 36 bombeiros voluntários.