Conecte-se conosco

Geral

Corsan utiliza escavadeira para ampliar profundidade do arroio Feitoria

14/02/2023 - 06h59min

Em Dois Irmãos, ação tem por objetivo evitar o racionamento de água

Por Hermes Reich

A Corsan, em parceria com a Prefeitura, realizou nesta tarde de segunda-feira, 13, uma intervenção no arroio Feitoria com escavadeira hidráulica, onde é captada a água para abastecer os municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter. A ação teve por objetivo ampliar em 2,5 metros a profundidade do arroio, para colocação de uma bomba extra que será instalada na manhã desta terça. De acordo com a Corsan, a evasão de água esta reduzida por causa da entrada de ar na bomba devido o nível do arroio estar muito abaixo do normal.

Assim como já aconteceu em 2020, a forte estiagem que atinge o Rio Grande do Sul está baixando os níveis dos mananciais que servem de fonte para o abastecimento público. Os municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter são abastecidos com água captada no arroio Feitoria, cujo nível vem diminuindo rapidamente nas últimas semanas. Como consequência da estiagem, o arroio atingiu a vazão crítica e reduziu drasticamente o seu fluxo.

“Amanhã de manhã vamos fazer a colocação da bomba, que contará com a presença de mergulhadores. Esse trabalho permitirá a melhor adequação na posição da bomba para captar mais água”, disse o gerente da Corsan de Dois Irmãos, Oneide Castro.

A Corsan também faz apelo a população para que use água somente o necessário. “Todos nós estamos atravessando uma severa estiagem. Cerca de 270 municípios no estado estão em situação de emergência. Nosso arroio está secando e, por isso, precisamos economizar água evitando o desperdício. Não é momento de lavar a calçada, o telhado e os jardins, por exemplo. É fundamental o uso racional de água para que todos possam continuar tendo água, alerta Oneide.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.